Avançar para o conteúdo principal

Joana Vasconcelos mostra ''Coração Independente'' em Viana do Castelo

A obra “Coração Independente”, da artista plástica Joana Vasconcelos, vai ser exposta em Viana do Castelo durante o mês de agosto, de 20 a 24, no Centro Cultural de Viana do Castelo. "Coração Independente" apresenta-se sob a forma de um enorme coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, pacientemente preenchido com talheres de plástico.
A artista é, este ano, a presidente da Comissão de Honra da Romaria da Senhora da Agonia.

Comentários

  1. Coração de Filigrana07 agosto, 2014 21:37

    Sejamos honestos.
    Tem mais valor um artífice que trabalha em filigrana .
    A peça é executada pela pessoa do principio ao fim. Não tem colaboradores.
    Estes sim são artesãos que labutam nesta arte. Quanto ao « coração independente » nada tem de especial é executado com colheres de plástico. Que dirão os artesãos de Povoa de Lanhoso , Travassos, e Gondomar que labutam no ouro fazendo milhares de peças rendilhadas e não são homenageados. Os verdadeiros artistas são esquecidos .
    O simbolo do coração é usado pelas gentes de Viana e todo o Minho. Foi criado por artífices de Gondomar ,descoberto há muitos anos ainda a Joaninha não era nascida.

    ResponderEliminar
  2. É tipido do português invejoso que não faz nada e critica os outros quando estes colocam o nome de Portugal nas melhores galerias de arte mundiais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, todos os olhares em obras artisiticas são válidos e genuinos, a arte só é arte sobretudo arte moderna porque tem uma relação com o publico, veja , ha arte nesta obra , porque é extremamente criativa e porque está dentro das denominações de obra de arte. Mas como todas as obras de arte contemporaneas são pso modernas em que o artificial e nao autentico copia o autentico e por vezes pela popularidade mediatica , dos media e social groups, dos likes que deixam nas platformas sociais fazem destas obras mais "reais 2 e artisticas do que as obras de arte originais.

      Portanto send arte , e não desprezando o trabalho criativo de uma artista portuguesa tao nova, e tb importante enaltecer as várias obras de arte dos artistas e artesãos da filigrana de ouro .

      e sermos mais simpáticosuns com os outros começa a ser original e uma forma de arte tb.

      Eliminar
  3. Artesão de Gondomar13 agosto, 2014 20:06

    Tanto artesão anónimo que não tem a sorte de ter apoio de quem quer que seja. Muitos artesãos lutam pela sobrevivência não passando da «cepa torta » .
    Alguns caem do « Céu » e tem as glórias.
    Grande parte dos chamados anónimos são os verdadeiros artistas,o resto é tudo paisagem ........
    O segredo é alma do negócio.

    ResponderEliminar
  4. A única inveja que eu tenho é não ter nascido num berço de ouro!
    Assim podia correr meio mundo.

    ResponderEliminar
  5. Sou do Porto, logo distante do mundo da Filigrana!
    Preciso de uma informação!
    Numa Ourivesaria aqui no Porto, disseram-me que para distinguir o Coração de Viana pelo do Gondomar, é a seguinte explicação!
    O Coração de Viana, tem o vertice virado para a Esquerda
    O Coração de Gondomar, tem o vertice, virado para a Direita
    Isto é verdade?
    Gostava que alguem me explicasse esta duvida
    Se entender faze-lo em privado, não tem problema!
    Este é o meu E-mail: finoteixeira@gmail.com
    Muito Obrigado
    Beijos & Abraços
    Zeferino Teixeira -(PORTO)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana de Outros Tempos

Assim era a Praça da República nos anos 60 do século XX. Espólio de Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Seis pirogas encontradas no rio Lima em Viana do Castelo classificadas "tesouro nacional"

  O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, o decreto que classifica, como conjunto de interesse nacional diversos bens móveis arqueológicos náuticos e subaquáticos, sendo-lhes atribuída a designação de "tesouro nacional": as seis pirogas monóxilas provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada no rio Lima, em Viana do Castelo; os três astrolábios provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada em São Julião da Barra, e os dez canhões provenientes de recolha arqueológica subaquática, realizada na Ponta do Altar. As pirogas monóxilas são embarcações construídas a partir de um único tronco de árvore, neste caso de carvalho. Este conjunto apresenta um interesse arqueológico e patrimonial muito relevante enquanto testemunho notável da navegação em Portugal, e da travessia do Rio Lima em particular, desde a Idade do Ferro até à Baixa Idade Média. A dimensão do conjunto e de cada exemplar (uma delas com quase 7m de comprimento), o seu estado de conser

Bom dia, Viana do Castelo!

Começar bem a manhã, pela zona ribeirinha.

Projeto alemão de energia eólica offshore previsto para Viana “chumbado” pelo governo

A BayWa, gigante alemã das energias renováveis, tinha apresentado ao governo português um projeto de cerca de 2,5 mil milhões de euros de investimento, na instalação de um parque eólico flutuante com 30 turbinas, com uma capacidade instalada de até 600 megawatts (MW), ao largo de Viana do Castelo (na Zona Piloto onde já se encontram instaladas as três turbinas que constituem o parque eólico offshore WindFloat Atlantic). O Governo diz que o projeto só é viável noutra área marítima dedicada às renováveis, ainda por definir.

Carnaval sem desfile tradicional mas com várias iniciativas para celebrar

Em Viana do Castelo, apesar da não realização do tradicional desfile e, para manter o espírito “folião”, o Carnaval vai festejar-se durante cinco dias (17 a 21 de fevereiro) marcados por DJ’s na Praça da República, concurso de máscaras, animação, motivos alegóricos na Praça da República, entre outras iniciativas. PROGRAMA 17 DE FEVEREIRO (sexta-feira) > 10h00 – 13h00 / 14h00 – 20h00 | Viagem de comboio turístico (para crianças) > 11h00 | Dança de Hip-Hop (Ana Coelho) > 10h00 – 13h00 | Dança e construção de fitas de dança criativa 18 DE FEVEREIRO (sábado) > 10h00 – 13h00 / 14h00 – 20h00 | Viagem de comboio turístico (para crianças) > 11h00 | Aula de Dancehall (Eduarda Silva) > 17H30 | 1º Edição da Corrida de Carnaval > 16h00 – 19h00 | Animação infantil (atelier de adereços de carnaval – espadas e varinhas de condão) > 22H00 | Concurso de Máscaras > 22H00 | DJ’s na Praça da República 19 DE FEVEREIRO (domingo) > 10h00 – 13h00 / 14h00 – 20h00 | Viagem de combo