Avançar para o conteúdo principal

50 mil subiram ao zimbório do Templo de Santa Luzia

De janeiro a agosto de 2014, mais de 50.000 pessoas subiram ao cimo do Templo de Santa Luzia, em Viana do Castelo, para desfrutar "de um dos mais belos panoramas do mundo…” (assim se referia a National Geographic Magazine àquele local, no longínquo ano de 1927). Sendo o mês de agosto aquele que registou mais visitantes, 21.703, que pagaram um euro pela entrada. 
Nos meses de junho e julho o total de subidas ao zimbório, com cerca de 60 metros de altura, foi de 14.508. 
No mesmo período de 2013, o número total de visitantes atingiu os 49.534.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo