Cheira a sargaço na Praia Norte

A Praia Norte, em Viana do Castelo, não seria a mesma sem as suas características pedras, algas, o iodo e o cheiro a sargaço.
Longe vão os tempos em que a apanha e secagem de sargaço na Praia Norte era uma prática habitual. Nessa altura o adubo das terras era o sargaço.
Nestes últimos dias tem-se assistido, por efeito de algumas marés vivas e vento, ao aparecimento de grande quantidade de algas que se desprendem dos rochedos e são arrojadas à praia. Acontece que, como não é apanhado, permanece por vezes alguns dias no areal, o que transforma o cheiro característico e agradável do sargaço, num cheiro bem menos agradável de suportar.
É pena que a apanha de algas na nossa região, outrora uma atividade económica e socialmente importante tenha quase desaparecido, muito por culpa da utilização do sargaço como adubo natural na agricultura, ter vindo a perder importância.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

Comentários

  1. A apanha de sargaço não perdeu importância. Na realidade o que aconteceu é que para se proceder à apanha têm de se pagar taxas. É triste... mas é a realidade!!!

    ResponderEliminar
  2. Fantástica foto,adorei ver com o sargaço a minha praia favorita.Agora ter que pagar as tais taxas,não concordo nada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Que tal um passeio no parque este fim de semana?

Legislativas 2022: quinze candidaturas nos boletins de voto pelo círculo de Viana

Navios hotel na antiga doca comercial de Viana

Ponte móvel novamente inoperacional