Avançar para o conteúdo principal

Um milhão de euros para requalificar Santuário de Santa Luzia

Templo de Santa Luzia, Viana do Castelo

A Confraria de Santa Luzia vai lançar a concurso público, em novembro, um investimento de um milhão de euros integrado no plano de requalificação daquele santuário, em Viana do Castelo, disse à Lusa o presidente da instituição. 
"É esse o nosso propósito. Estamos a trabalhar nas últimas formalidades para que esse prazo seja cumprido e estamos também atentos à definição do novo quadro comunitário de apoio. Desde abril que estamos a preparar candidaturas para os planos que temos para Santa Luzia", afirmou André Alves. 
Em causa está a construção de um edifício polivalente que se destina a receber as novas instalações da confraria, mas também para acolher um albergue de peregrinos, o arquivo e o museu do templo de Santa Luzia, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. 
O projeto, integrado no plano global de requalificação do santuário traçado pela Confraria e para concretizar em dez anos, vai contar com o apoio técnico da Câmara Municipal. 
O protocolo de colaboração entre as duas instituições vai ser apreciado na quinta-feira, em reunião ordinária do executivo municipal. 
No documento, a autarquia "compromete-se a prestar, de forma gratuita, o apoio técnico de arquitetura, engenharia, acompanhamento de gestão de projetos de investimento financiados por fundos públicos, apoio administrativo para o lançamento do concurso público e a participação do gabinete de arqueologia do município para acompanhamento e eventual intervenção arqueológica".
Em contrapartida, lê-se no acordo, "a confraria compromete-se a manter aberto o equipamento e espaço envolvente, sendo que a implementação do protoloco será acompanhada por uma comissão de acompanhamento". 
Para André Alves trata-se "de uma união de vontades e esforços em torno de um objetivo comum, a aposta no turismo religioso".
De acordo com os números da Confraria, a que a Lusa teve acesso, entre janeiro e 31 de agosto último 50.258 pessoas acederam (entrada paga) ao zimbório existente no topo daquele templo-monumento, o ponto mais alto de Viana do Castelo e que avista uma paisagem de vários quilómetros.
O projeto de reordenamento e beneficiação da zona envolvente àquele monumento nacional classificado foi apresentado em março passado, durante as comemorações dos 130 anos da confraria, sendo apelidado como um "Programa Polis de Santa Luzia". 
Já este ano, em junho foi inaugurado o anfiteatro, com capacidade para acolher cerca de 700 pessoas sentadas, num investimento de 100 mil euros. 
As obras estão divididas em três fases e preveem ainda o "redesenho" da praça do santuário, reorganizando a circulação automóvel e pedonal no local, nomeadamente "eliminando o estacionamento na frente do templo e reduzindo a área de paragem de autocarros". 
Está igualmente prevista a construção de um bar/restaurante panorâmico além de um espaço de culto e para conferências, ambos por baixo da praça principal junto ao templo, com vista para a cidade. 
A confraria vai promover ainda a "reorganização geral do espaço exterior a norte do templo", nomeadamente para "ampliar substancialmente a área de estacionamento". 
Projetado pelo arquiteto Ventura Terra, o templo-monumento de Santa Luzia, cuja construção decorreu entre 1904 e 1943, é hoje um verdadeiro ex-líbris de Viana do Castelo, sobranceiro à cidade na montanha com o mesmo nome.

Fonte: Agência Lusa (14.10.2014)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Feira Medieval de Viana do Castelo

Às ruas do centro histórico de Viana do Castelo, onde decorre desde a passada quinta-feira a Feira Medieval , tem acorrido muita gente para apreciar e usufruir dum ambiente medieval, com a recriação de festas, sons, cheiros e sabores de tempos bem longínquos. Se ainda não visitou esta Feira, tem até domingo dia 13, a oportunidade de se deliciar com este ambiente de sabor medieval enquadrado no cenário do centro histórico de Viana do Castelo.

Cinco milhões de peças LEGO® dão vida a mais uma exposição BRInCKa, em Viana

O evento onde as peças LEGO® e a paixão pelo imaginário se juntam está de volta! De 19 a 22 de junho, BRInCKa, LEGO® Fan Event invade o Centro Cultural de Viana do Castelo com exposições e atividades para toda a família. Com uma área com cerca de 1.500 m2 e mais de 5 milhões de peças, o BRInCKa, LEGO® Fan Event regressa para mais uma edição, em que dá a conhecer aos visitantes os mais incríveis modelos de construção com peças LEGO®.   Organizado pela PLUG (Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO), em parceria com a TICTAR (Associação para a Promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação), contará com construções incríveis com recurso a peças LEGO® de cidades com edifícios em grande escala, comboios em movimento, portos marítimos, zonas rurais limítrofes e muito mais. Horários : 19 de junho (quinta-feira): 10:00 às 21:00 20 de junho (sexta-feira): 10:00 às 21:00 21 de junho (sábado): 10:00 às 21:00 22 de junho (domingo): 10:00 às 18:30   Entradas : Crianças (4-10 an...

Porto de Viana abre as portas à comunidade (14 de junho)

No próximo dia 14 de junho, sábado, das 10h00 às 19h00, terá lugar na marginal de Viana do Castelo, mais uma edição do Dia do Porto de Viana. O evento contará com um programa diversificado, que inclui nomeadamente visitas à área portuária em embarcação, visitas às instalações da WindFloat Atlantic e visitas gratuitas ao Navio-Hospital Gil Eannes. Haverá também Insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina) que proporcionarão momentos de muita diversão para toda a família. A entrada é livre. Programa completo do Dia do Porto de Viana: PORTO COMERCIAL 10h00 às 12h00 > VISITAS AO PORTO COMERCIAL DE VIANA DO CASTELO > VISITAS ÀS INSTALAÇÕES DA WINDFLOAT ATLANTIC 17h00 > PARTIDA DA 3ª CORRIDA DO PORTO DE VIANA JARDIM DA MARINA 10h00 às 19h00 > VISITAS GRATUITAS AO NAVIO-HOSPITAL GIL EANNES > VISITAS À AREA PORTUÁRIA EM EMBARCAÇÃO (ATÉ ÀS 16H) > PARQUE DE INSUFLÁVEIS > PINTURAS FACIAIS E MODELAGEM DE BALÕES > ARTISTAS EM ANDAS E MASCOTES ANIMADORES > DUPLA DE PA...

Pormenores…

A “mulher” e o alpendre já conheceram melhores dias. Pelo mau estado de ambos, não vão suportar estar em pé por muito tempo. Estrada de Santa Luzia, Viana do Castelo. 📸 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo