Avançar para o conteúdo principal

Ponte Móvel de 1957 e inativa há 13 anos vai ser reabilitada

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai reabilitar a ponte móvel junto à doca portuária (doca de pesca) da Ribeira da cidade e criar um espaço de apoio social para os pescadores locais naquela área. As duas intervenções foram alvo de candidaturas ao PROMAR que foram recentemente aprovadas e visam melhorar as condições de trabalho da comunidade piscatória vianense. 
Em causa está a reabilitação da Ponte Móvel junto à doca portuária – doca de pesca para apoio aos profissionais de pesca da Ribeira, podendo também acolher, pela sua polivalência, atividades de natureza lúdica. A infraestrutura vai substituir a existente em más condições, datada de 1957 e inativa há 13 anos, provocando prejuízos vários por estar em causa um elemento fundamental de mobilidade entre o acesso à lota e à zona de aprestos de pesca. 
Os trabalhos a realizar incluem a reabilitação da estrutura metálica, a reabilitação da parte elétrica, incluindo iluminação e sistema de segurança e ainda a reabilitação dos carris. 
Está ainda prevista a construção do “Cantinho do Pescador”, um equipamento social de apoio à comunidade piscatória, a situar junto à ponte móvel. O espaço será colocado à disposição dos pescadores através de protocolo com a associação de pescadores local e tem como objetivos prevenir a solidão e o isolamento, promover as relações pessoais e geracionais, prestar apoio psicossocial, favorecer a permanência dos mais idosos no seu meio habitual e contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia.




MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Romaria d’Agonia 2025: Cartaz já foi apresentado

Este é o cartaz oficial da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025. A apresentação decorreu na Praça 1.° de Maio, em Viana do Castelo, na manhã deste sábado, 31 de maio. Autor - Fotografia : Ricardo Sousa  Designer: Ricardo Ferreira  Mordoma: Bruna Torres

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Cartaz da Romaria d'Agonia 2025 conhecido a 31 de maio

A apresentação do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia do corrente ano, terá lugar na Praça 1.° de Maio, em Viana do Castelo, no próximo dia 31 de maio, sábado, pelas 10h00. A Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025, foi escolhida num evento que teve lugar no dia 07 de março, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de Bruna Torre, de 17 anos de idade, natural de Viana do Castelo. A mordoma do cartaz foi escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas (Contudo, devido a imprevistos de última hora, duas das jovens tiveram que desistir). Escolhido o rosto do cartaz da Romaria de 2025, a VianaFestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia convidou 3 fotógrafos, que apresentaram cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Feira Medieval de Viana do Castelo

Às ruas do centro histórico de Viana do Castelo, onde decorre desde a passada quinta-feira a Feira Medieval , tem acorrido muita gente para apreciar e usufruir dum ambiente medieval, com a recriação de festas, sons, cheiros e sabores de tempos bem longínquos. Se ainda não visitou esta Feira, tem até domingo dia 13, a oportunidade de se deliciar com este ambiente de sabor medieval enquadrado no cenário do centro histórico de Viana do Castelo.