Avançar para o conteúdo principal

Recuperar ou demolir a Praça de Touros de Viana


A Câmara de Viana do Castelo quer saber se a Praça de Touros pode ser recuperada ou se a adaptação a novas funções, ainda por definir, obrigará à demolição do edifício, disse hoje à Lusa o autarca local. 
"Nós queremos mudar o destino daquele espaço dando-lhe outras funções mas como o edifício é antigo queremos ter a certeza de que a estrutura física ainda está suficientemente robusta para aguentar essa intervenção. Nesse caso, será aproveitada. Se não existirem essas condições, teremos que demolir a estrutura existente para construir um novo edifício ", explicou José Maria Costa. 
A Praça de Touros foi construída em 1948 pela Empresa da Praça de Touros, formada por 32 sócios. Está encerrada desde 2009, altura em que Viana do Castelo se declarou como cidade antitouradas.
Composta por 4.900 lugares e 18 camarotes, teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espetáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d`Agonia, o que aconteceu pela última vez em agosto de 2008. 
Questionado pela Lusa sobre o destino que o executivo municipal quer dar ao espaço, o autarca afirmou que "todos os cenários" ainda estão "em aberto". 
"Temos várias ideias mas ainda não está nada definido. Por isso é que queremos fazer este estudo, para podermos evoluir com outras análises e funções para aquele espaço", afirmou. 
A proposta de adjudicação, por ajuste direto, da prestação de serviços para a execução do "Estudo das condições estruturais do edifício da Praça de Touros" vai ser apreciada na quinta-feira, em reunião ordinária do executivo municipal. 
De acordo com José Maria Costa, a proposta prevê a adjudicação daquele estudo ao Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia do Porto que, "num prazo de 60 dias entregará o respetivo relatório". 
Em novembro de 2008, o então presidente da Câmara, Defensor Moura, anunciou a intenção de comprar o imóvel a um grupo privado. 
A aquisição seria concretizada três meses mais tarde pelo valor simbólico de 5.127 euros e previa a instalação naquele espaço, a demolir parcialmente, de um centro de Ciência Viva. 
Contudo, esta ideia seria abandonada meses mais tarde, já com o também socialista José Maria Costa na liderança da autarquia e até hoje não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento. 
Já em 2010, José Maria Costa admitiu a possibilidade de instalar naquele espaço o futuro Centro de Mar, mas, "após estudos aprofundados", a hipótese também não vingou e esse investimento está a ser realizado no antigo navio-hospital Gil-Eannes. 
Em 2012 chegou a ser anunciada reconversão da antiga praça de touros num espaço de restauração e atividades náuticas, através de um investimento privado, mas o negócio também não se concretizou.

Notícia da Agência Lusa (11.11.2014)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Já é Natal em Viana: cerca de 36 locais da cidade iluminaram-se hoje

A cidade já entrou na época natalícia com a inauguração das luzes de Natal, neste sábado, 8 de novembro. Viana do Castelo ficará iluminada até 12 de janeiro, nos seguintes horários: Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 📸 8 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

📢 Hoje é dia de São Martinho

Anualmente, a 11 de novembro, é dia de celebrar São Martinho. Uma das tradições mais emblemáticas do outono português, intimamente ligada às castanhas e ao vinho. “Quem quer quentes e boas, quentinhas? A estalarem cinzentas, na brasa. Quem quer quentes e boas, quentinhas? Quem compra leva mais calor p‘ra casa.”  (Ary dos Santos) 📸 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Av. dos Combatentes. A principal rua de Viana

A principal artéria da cidade de Viana do Castelo, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (o nome é grande, mas é conhecida apenas como Avenida dos Combatentes), começou a ser construída no ano de 1917, tendo a sua conclusão ocorrido em 1920. Tem início na Estação dos Caminhos de Ferro e termina na Praça do Eixo Atlântico.  O seu carácter central, a grande movimentação de tráfego e pessoas e as diversas empresas e lojas que possui, fazem dela uma das "salas de visitas" da cidade. No seu topo norte encontra-se o belo edifício da Estação dos Caminhos de Ferro, começado a construir no ano de 1878, aberto ao público em 1882 e inaugurado em 25 de Março de 1887. Av. Combatentes da Grande Guerra, Viana do Castelo