Avançar para o conteúdo principal

Recuperar ou demolir a Praça de Touros de Viana


A Câmara de Viana do Castelo quer saber se a Praça de Touros pode ser recuperada ou se a adaptação a novas funções, ainda por definir, obrigará à demolição do edifício, disse hoje à Lusa o autarca local. 
"Nós queremos mudar o destino daquele espaço dando-lhe outras funções mas como o edifício é antigo queremos ter a certeza de que a estrutura física ainda está suficientemente robusta para aguentar essa intervenção. Nesse caso, será aproveitada. Se não existirem essas condições, teremos que demolir a estrutura existente para construir um novo edifício ", explicou José Maria Costa. 
A Praça de Touros foi construída em 1948 pela Empresa da Praça de Touros, formada por 32 sócios. Está encerrada desde 2009, altura em que Viana do Castelo se declarou como cidade antitouradas.
Composta por 4.900 lugares e 18 camarotes, teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espetáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d`Agonia, o que aconteceu pela última vez em agosto de 2008. 
Questionado pela Lusa sobre o destino que o executivo municipal quer dar ao espaço, o autarca afirmou que "todos os cenários" ainda estão "em aberto". 
"Temos várias ideias mas ainda não está nada definido. Por isso é que queremos fazer este estudo, para podermos evoluir com outras análises e funções para aquele espaço", afirmou. 
A proposta de adjudicação, por ajuste direto, da prestação de serviços para a execução do "Estudo das condições estruturais do edifício da Praça de Touros" vai ser apreciada na quinta-feira, em reunião ordinária do executivo municipal. 
De acordo com José Maria Costa, a proposta prevê a adjudicação daquele estudo ao Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia do Porto que, "num prazo de 60 dias entregará o respetivo relatório". 
Em novembro de 2008, o então presidente da Câmara, Defensor Moura, anunciou a intenção de comprar o imóvel a um grupo privado. 
A aquisição seria concretizada três meses mais tarde pelo valor simbólico de 5.127 euros e previa a instalação naquele espaço, a demolir parcialmente, de um centro de Ciência Viva. 
Contudo, esta ideia seria abandonada meses mais tarde, já com o também socialista José Maria Costa na liderança da autarquia e até hoje não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento. 
Já em 2010, José Maria Costa admitiu a possibilidade de instalar naquele espaço o futuro Centro de Mar, mas, "após estudos aprofundados", a hipótese também não vingou e esse investimento está a ser realizado no antigo navio-hospital Gil-Eannes. 
Em 2012 chegou a ser anunciada reconversão da antiga praça de touros num espaço de restauração e atividades náuticas, através de um investimento privado, mas o negócio também não se concretizou.

Notícia da Agência Lusa (11.11.2014)

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

A magia do Natal está de regresso à Praça

Com a chegada da época mais especial do ano, está de volta à Praça da República de Viana do Castelo, a Praça Natal. De 02 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a principal Praça da cidade vai estar decorada com motivos alusivos à época natalícia. Não vão faltar a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Presépio e também um Carrossel que vai proporcionar aos mais pequenos momentos de diversão e alegria. Refira-se, que a Praça Natal faz parte do evento “Viana, Coração do Natal”, que apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos da programação.