Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo em 39º lugar no Ranking do Índice de Transparência Municipal


Viana do Castelo subiu no “ranking” do 106.º lugar, em 2013, para 39.ª posição, em 2014, de acordo com o Índice de Transparência Municipal (ITM) divulgado pelo TIAC - Transparência e Integridade, Associação Cívica (organização não governamental que tem como missão combater a corrupção) e que avalia a informação fornecida por 308 concelhos do país aos seus munícipes através da análise das respetivas páginas na Internet. 
Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, é a autarquia do País com a melhor classificação no ITM. 
O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo. 
Viana do Castelo é o 2.º município melhor classificado entre os 10 que constituem o Distrito de Viana do Castelo: 
Arcos de Valdevez 19º lugar, em 2014, 159º em 2013 
Caminha 160º lugar, em 2014, 42º em 2013 
Melgaço 135º lugar, em 2014, 298º em 2013 
Monção 269º lugar, em 2014, 106º em 2013 
Paredes de Coura 275º lugar, em 2014, 245º em 2013 
Ponte da Barca 136º lugar, em 2014, 171º em 2013 
Ponte de Lima 66º lugar, em 2014, 56º em 2013 
Valença 267º lugar, em 2014, 229º em 2013 
Vila Nova de Cerveira 287º lugar, em 2014, 37º em 2013 
Saiba mais, clicando AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo