Avançar para o conteúdo principal

Exposição ''Natal Na Arte’’ no Museu de Artes Decorativas

O Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo acolhe, até 05 de Janeiro, a mostra “Natal Na Arte”. Trata-se de uma exposição do espólio do Museu que faz alusão ao natal, nomeadamente pinturas do século XVI, desenhos e esculturas, nomeadamente vários presépios de artesãos vencedores das mostras de presépios organizadas pela autarquia. 
A exposição, que integra a programação de Natal sob o lema “Sentidos de Viana”, coloca à disposição dos visitantes o espólio natalício do museu, nomeadamente pinturas de óleo sobre madeira do século XVI, relevos em madeira, óleos sobre tela e sobre pergaminho e até desenhos a tinta-da-china com temas como a adoração dos magos ou a sagrada família. 
A mostra integra ainda sete presépios, da autoria de artesãos de vários locais do país como Barcelos, Aveiro ou Marco de Canaveses e ainda em terracota e barro branco, património do Museu de Artes Decorativas.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Dia de pescar por Carreço (Viana do Castelo). Praia de Paçô

Local muito procurado por pescadores lúdicos para usufruírem de momentos de lazer, relaxamento, convívio e contemplação. Passam horas na praia à espera que um qualquer peixe possa “picar”.

Viana do Castelo prepara-se para receber o Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Entre os dias 13 e 19 de julho, Viana do Castelo irá receber grupos oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Países Baixos e Portugal, que durante vários dias encherão as ruas e palcos de música, dança, cor e alegria. O programa do XXVIII Festival de Folclore Internacional Alto Minho, contempla grandes galas na Praça da República e no Casino Afifense, atuações em instituições de solidariedade social, desfile pelas ruas da cidade, tasquinhas e momentos de convívio. Amanhã, 10 de Julho, sexta-feira, a partir das 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), terá lugar a Abertura da Exposição "Cartazes com História". As Galas da Praça da República de Viana do Castelo : 14 de Julho | Terça-feira 21h30 - Gala de Boas-Vindas 17 de Julho | Sexta-feira 21h30 - Gala do Encontro de Culturas 18 de Julho | Sábado 21h30 - Gala da Despedida 📸 9 julho | @olharvianadocastelo  Consulte o programa completo👇

Imagem do Sagrado Coração de Jesus

A estátua do Sagrado Coração de Jesus, feita em bronze, é da autoria do escultor Aleixo Queirós Ribeiro. Inicialmente, no ano de 1898, foi erigida mesmo em frente da capela de Santa Luzia, demolida em 1926, para dar lugar à construção do Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia).  Depois de concluído o Templo do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia), que veio substituir a antiga capela, foi esta estátua colocada num nicho aberto na fachada do novo Templo.

Ponte Eiffel celebra 140.º aniversário

Inaugurada a 30 de junho de 1878, a Ponte Eiffel, um ícone da cidade de Viana do Castelo, celebra este sábado 140 anos de existência. Uma obra emblemática e excecional de engenharia, considerada, na altura, um marco no desenvolvimento da cidade. Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel e construída pela Casa Eiffel de Paris, veio substituir a ponte de madeira que ligava as duas margens do Rio Lima, entre Darque e Viana do Castelo.  Com dois tabuleiros sobrepostos para a circulação ferroviária no inferior e rodoviária e pedestre no superior, é composta por uma estrutura metálica com 562,44 metros de comprimento e oito de largura, apoiada em nove pilares. Para comemorar esta data a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Infraestruturas de Portugal e a Association des Descendants de Gustave Eiffel vão levar a cabo um conjunto de iniciativas, inseridas num programa de comemorações que pode ser visto AQUI . (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) ...