Avançar para o conteúdo principal

Da Austrália à Noruega. Nove empresas querem comprar o Atlântida à Douro Azul


As propostas que já chegaram à Douro Azul são oriundas de países tão distintos como a Austrália, Singapura ou Espanha. Da Noruega, há duas empresas interessadas em adquirir o 'ferryboat' Atlântida. 
O ferryboat Atlântida tinha sido encomendado pelo Governo dos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo 

Há nove empresas interessadas no ferryboat Atlântida – o navio que a Douro Azul adquiriu por 8,75 milhões de euros em setembro e anunciou querer vender três meses depois -, avançou o líder da empresa, Mário Ferreira, ao Observador. As propostas, de acordo com o empresário, são oriundas da Austrália, Singapura, Malta, um país da África Ocidental, Espanha, Grécia, Estados Unidos da América e Noruega. No último país, há duas organizações interessadas em ficar com o navio. 
“De repente, o mercado internacional percebeu que estávamos a negociar o navio” e as propostas começaram a aparecer, explicou o empresário e líder da Douro Azul. As obras de reconversão do ferryboat num navio para cruzeiros de luxo, comprado para operar no maior rio do Mundo, entre Manaus, no Brasil, e Iquitos, no Perú, já tinham terminado em dezembro. Na altura, o responsável pela empresa tinha adiantado que iria “repensar o projeto turístico para a Amazónia”. 
Entretanto, Mário Ferreira adiantou que as propostas que a Douro Azul já recebeu têm diferentes objetivos: apoio a plataformas petrolíferas, operações típicas de um ferryboat ou a conversão num navio de expedição. A última proposta é a da empresa norte-americana. “Estou à espera de ver qual é a melhor proposta, porque são todas muito diferentes. Não é o valor que está em causa. É o valor e o formato. No final, quero olhar para todas estas opções e ver qual é a mais vantajosa. E a mais vantajosa não tem de recair necessariamente sobre o preço da venda”, explicou o empresário. 
O ferryboat Atlântida, avaliado em 50 milhões de euros, foi encomendado pelo Governo dos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que o rejeitou posteriormente, devido a um nó de diferença na velocidade máxima contratada. A Douro Azul comprou-o por 8,75 milhões de euros, com capitais próprios, para investir mais seis milhões de euros na sua reconversão num navio de cruzeiros. 
O navio foi comprado em setembro de 2014 pela Mystic Cruises, do grupo Douro Azul, através de um concurso público internacional. As obras pararam porque a empresa tinha “em carteira, vários desafios e alternativas válidas para o Atlântida”, tinha avançado à Lusa, Mário Ferreira.

Notícia do Observador de 06.01.2015

Saiba mais sobre o Atlântida, AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Igreja da Ordem Terceira e Igreja de Santo António

Frontarias da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída no século XVIII e da Igreja de Santo António, construída no século XVII, situadas junto à Av. 25 de Abril, em Viana do Castelo.

Mercado de Natal vai animar o centro histórico de Viana

Já começaram os trabalhos de montagem do Mercado de Natal da cidade de Viana do Castelo, uma área muito apreciada e visitada na quadra natalícia.   De 5 a 23 de dezembro, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (entre a Cruz Vermelha e o restaurante Viana Mar) e o Largo Maestro José Pedro (área temática ligada ao chocolate), acolhem em simultâneo o Mercado de Natal, o local perfeito para comprar presentes para o Natal, saborear iguarias regionais e sentir o espírito da época no coração da cidade. Este evento é realizado no âmbito do programa “Viana Coração do Natal”, que enche a cidade de magia, música e tradição. Horário de funcionamento do Mercado de Natal: De 05 a 23 de dezembro de 2025 05 de dezembro – dia de abertura: 12H00 – 23H00 De domingo a quinta: 15H00 – 20H00 Sexta e sábado: 12H00 – 23H00 📸 20 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Farol de Montedor, um local privilegiado para contemplar o pôr do sol mais tardio de Portugal continental

É hoje, dia 18 de novembro, às 16h30, que é inaugurada a placa que distingue o Farol de Montedor, em Carreço, Viana do Castelo, como um local privilegiado para contemplar o pôr do sol mais tardio de Portugal continental, no período compreendido entre 27 de março e 15 de setembro. O Farol de Montedor integra a rede “Atlantic Sunset”, que reúne locais privilegiados para desfrutar os últimos pores do Sol da Europa Continental. “Montedor é um lugar situado na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, onde foi construído um farol, em 1910, num morro que atinge os 75 metros de altitude. Daqui pode ter-se uma bela perspetiva sobre o litoral e, devido à altitude e à pequena península, apreciar aquele que é o pôr do sol mais tardio de Portugal continental ao longo de toda a Primavera e Verão. Ainda que o Caminho Ocidental para Santiago de Compostela passe junto à igreja matriz, alguns peregrinos - como outros apreciadores destas paisagens marcadas pelo mar, o granito e a ruralidade - ...