Avançar para o conteúdo principal

Manuela Machado vai receber o mais alto galardão da cidade


Manuela Machado, a mais ilustre atleta Vianense que, entre outros feitos desportivos conquistou o ouro na maratona dos Campeonatos do Mundo Gotemburgo 1995, Campeonatos da Europa Helsínquia 1994 e Campeonatos da Europa Budapeste 1998, vai receber o título de Cidadã de Honra de Viana do Castelo pelo excelente trabalho que tem desenvolvido na promoção do atletismo no concelho e pelos extraordinários resultados alcançados ao longo da sua carreira, levando o nome de Portugal e Viana do Castelo para todo o mundo. 
A distinção, a atribuir na sessão solene comemorativa do dia do município, a 20 de janeiro, acontece no ano em que se comemora o vigésimo aniversário do título mundial de Campeã da Maratona de Manuela Machado, obtido em Gotemburgo, na Suécia, a 05 de agosto de 1995. 
Desportista muito querida por toda a população local, Manuela Machado nasceu a 9 de Agosto de 1963, em Viana do Castelo.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.