Avançar para o conteúdo principal

Memórias fotográficas de Viana do Castelo


Neste Postal, que retrata o Jardim Público Marginal, dois pormenores chamam logo a atenção: o polícia sinaleiro e a estátua do Fagundes. 
Os menos jovens ainda se lembrarão do sinaleiro, a figura do agente de trânsito que, em cima do seu pedestal, fizesse sol ou chuva, encantava os vianenses e turistas com a sua coreografia. Era ele que mandava e a quem todos os automobilistas e peões obedecia. Em Viana do Castelo marcava presença em alguns cruzamentos de ruas e avenidas da cidade. 
A estátua de João Álvares Fagundes, navegador Vianês a quem foram atribuídas as navegações ocorridas em 1520, que deram origem à descoberta das ilhas de Terra Nova (Canadá), encontrava-se, desde o ano de 1958, erguida junto ao Jardim Publico Marginal onde se manteve até 1991, altura em que foi deslocada para os terrenos conquistados ao Rio Lima. 
Desde Fevereiro de 2004, que se encontra ao lado do Navio Hospital Gil Eannes. Merecia uma envolvente mais digna.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...

Antigo Picadeiro está a ganhar nova vida em Viana

Antigo Picadeiro do Exército vai dar lugar a um Centro de Apoio para pessoas sem-abrigo. As obras já arrancaram no espaço que em tempos abrigou um Picadeiro do Exército (Artilharia 5) e um Pavilhão Desportivo (Batalhão Caçadores 9). O novo Centro fica situado junto aos Estaleiros Navais da WestSea, na freguesia de Monserrate, Viana do Castelo. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

VIANA BATE FORTE está de volta: três palcos, 15 artistas

A Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva voltam a acolher nas noites de 11 e 12 de setembro, o VIANA BATE FORTE. Nesta 9ª edição, o Festival vai acolher 15 espetáculos sempre de entrada livre. Destaque para nomes consagrados da música portuguesa, como Santos & Pecadores, UHF, David Fonseca, Lena d’Água e Expensive Soul. 11 DE SETEMBRO  PALCO DA LIBERDADE  20h30 Santos & Pecadores 22h30 Expensive Soul 00h30 Agir PALCO DA REPÚBLICA  21h30 Diana Vilarinho  23h30 Souls of Fire PALCO DA ERVA  23h00 O Abominável 01h00 Youth Yard  12 DE SETEMBRO PALCO DA LIBERDADE   20h30 Paulo de Carvalho  22h30 UHF  00h30 David Fonseca PALCO DA REPÚBLICA 21h30 Lena D’Água 23h30 Motherflutters  01h30 O Simples Mente  PALCO DA ERVA  23h00 Malaboos  01h00 Rufia Terno

O "tira e põe" das floreiras na rua Gago Coutinho

O estacionamento abusivo na rua Gago Coutinho, nomeadamente em cima dos passeios, levou a Câmara de Viana do Castelo a avançar, em  agosto de 2023, com a colocação de floreiras para travar comportamentos ilegais. De facto, após a colocação das floreiras pelo município, e durante muito tempo, esta medida melhorou bastante a situação. De há algum tempo a esta parte, tem-se registado com muita frequência o deslocar das floreiras para beneficiar o estacionamento indevido de viaturas.  Perante a falta de respeito e bom senso dos automobilistas, pede-se mais fiscalização por parte das autoridades competentes. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo