Avançar para o conteúdo principal

Mudanças na paisagem

Finalmente foram demolidas as antigas instalações dos clubes do remo e da vela na Argaçosa, indicando, espera-se, que seja o início do processo de valorização da paisagem daquela margem ribeirinha do rio Lima, junto ao parque da cidade. 
O projeto para este espaço, segundo a autarquia, inclui a reabilitação das margens do rio, o tratamento e limpeza de toda a área, a plantação de espécies adequadas, bem como a criação de percursos pedonais e de continuação da própria ciclovia na frente ribeirinha da cidade. 
A intervenção contempla também o tratamento paisagístico a montante do novo centro de remo, onde existiam antigas explorações de extração de areia.



Comentários

  1. Saúdo esta intervenção como também a implementação das actividades no Centro de Remo de Viana do Castelo.
    A cidade está de parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Se está mais bonito, o defeito deve ser meu, que não alcanço...
    De garantido temos o gasto, para já, de mais de uma centena de milhares de euros e a espoliação de uns agradáveis bares à beira rio que eram fruídos por muitos vianenses e turistas.
    Cego é o que não quer ver ..

    ResponderEliminar
  3. Caro Jarra: O que lá havia era uns barracões provisórios, tornados definitivos. Agora o Centro de Remo tem estrutura de jeito e equipamentos aprazíveis, onde está incluído um Bar com algum sucesso.
    Esse dinheiro foi MUITO bem aplicado e o melhor modo de o ver é ir lá a um sábado de manhã e ver gente de várias décadas a usufruir das estruturas.
    E ainda ali ficou a Praça de Touros que entre várias actividades poderia ter uma qualquer estrutura de apoio à praia no Verão. Aguardo ...

    ResponderEliminar
  4. Espero que este tenha sido o primeiro passo para requalificarem aquele excelente espaço verde da cidade.
    O que lá se encontrava era simplesmente uns barracões que poluíam a paisagem.

    ResponderEliminar
  5. Gosto deste trabalho de mostrar o antes e o depois. Parabéns ao autor do blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Já se acenderam as luzes de Natal em Viana do Castelo

As iluminações estão presentes em várias ruas de Viana, engalanando ainda duas entradas da cidade, praças e rotundas até ao dia 08 de janeiro de 2023. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e as 00h00.