Avançar para o conteúdo principal

Mudanças na paisagem

Finalmente foram demolidas as antigas instalações dos clubes do remo e da vela na Argaçosa, indicando, espera-se, que seja o início do processo de valorização da paisagem daquela margem ribeirinha do rio Lima, junto ao parque da cidade. 
O projeto para este espaço, segundo a autarquia, inclui a reabilitação das margens do rio, o tratamento e limpeza de toda a área, a plantação de espécies adequadas, bem como a criação de percursos pedonais e de continuação da própria ciclovia na frente ribeirinha da cidade. 
A intervenção contempla também o tratamento paisagístico a montante do novo centro de remo, onde existiam antigas explorações de extração de areia.



Comentários

  1. Saúdo esta intervenção como também a implementação das actividades no Centro de Remo de Viana do Castelo.
    A cidade está de parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Se está mais bonito, o defeito deve ser meu, que não alcanço...
    De garantido temos o gasto, para já, de mais de uma centena de milhares de euros e a espoliação de uns agradáveis bares à beira rio que eram fruídos por muitos vianenses e turistas.
    Cego é o que não quer ver ..

    ResponderEliminar
  3. Caro Jarra: O que lá havia era uns barracões provisórios, tornados definitivos. Agora o Centro de Remo tem estrutura de jeito e equipamentos aprazíveis, onde está incluído um Bar com algum sucesso.
    Esse dinheiro foi MUITO bem aplicado e o melhor modo de o ver é ir lá a um sábado de manhã e ver gente de várias décadas a usufruir das estruturas.
    E ainda ali ficou a Praça de Touros que entre várias actividades poderia ter uma qualquer estrutura de apoio à praia no Verão. Aguardo ...

    ResponderEliminar
  4. Espero que este tenha sido o primeiro passo para requalificarem aquele excelente espaço verde da cidade.
    O que lá se encontrava era simplesmente uns barracões que poluíam a paisagem.

    ResponderEliminar
  5. Gosto deste trabalho de mostrar o antes e o depois. Parabéns ao autor do blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.