Avançar para o conteúdo principal

Praias de Viana do Castelo vão ser requalificadas


A frente marítima de Viana do Castelo vai estar "completamente" requalificada até junho, num investimento global de cerca de 16 milhões de euros, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara. 
As intervenções, a cargo da sociedade Polis Litoral Norte são financiadas por fundos comunitários do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), em 70%, sendo a componente nacional (30%), cerca de 1,9 milhões de euros assumida pela autarquia da capital do Alto Minho. 
Em declarações à Lusa, o autarca José Maria Costa explicou que as obras enquadram-se na "prevenção do risco do Plano Estratégico", no âmbito das "medidas corretivas de erosão costeira e defesa costeira". 
As obras vão decorrer na Praia Norte, Afife, Paçô em Carreço, Cabedelo, Pedra Alta e Amorosa, prevendo-se a sua conclusão em junho. 
O autarca falava na sequência da aprovação, a semana passada, em reunião ordinária da autarquia, com os votos contra do PSD, da Declaração de Utilidade Pública (DUP) para a expropriação de terrenos na praia Norte com vista à realização de uma empreitada de defesa e combate à erosão costeira, num investimento de 2,6 milhões de euros. Explicou que com a DUP a autarquia vai poder "adquirir alguns terrenos privados para juntar às parcelas que já eram da autarquia e do espaço publico para defesa da frente de mar", num investimento que rondará os 850 mil euros. 
"A praia norte teve, por dois anos consecutivos, problemas sérios com os temporais que obrigaram a intervenções para garantir a segurança. Estas obras de consolidação da frente marítima vão permitir o reposicionamento das áreas de estacionamento, a relocalização dos equipamentos de hotelaria, mais para trás da frente de mar, libertando mais área de praia", explicou o autarca. 
O projeto, que espera a aprovação pelo Tribunal de Contas para avançar, "ao que tudo indica em fevereiro", abrange a área compreendida entre a praia Norte e a praia do Coral, e integra ainda a beneficiação do passeio marítimo, a criação de uma ciclovia, a instalação de equipamentos de apoio de praia, o ordenamento do estacionamento e a criação de um plano de arborização adequado. 
Prevê-se ainda um novo enquadramento paisagístico com a plantação de árvores, arbustos e sementeiras e a colocação de novo mobiliário urbano.

Comentários

  1. E pronto... o dinheiro poderia ser melhor aplicado? Podia... mas não seria a mesma coisa!!!

    ResponderEliminar
  2. Oi???? Mas Viana anda a nadar em dinheiro??? E arranjar o passadiço da marina?? Qualquer dia alguém se magoa!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava era de ter um parque da cidade!! Porque o que existe é da Câmara!!!

    ResponderEliminar
  4. Estupidez..
    Tantas estradas a precisar de reparação e vão investir onde não é preciso.

    ResponderEliminar
  5. Sem comentários.
    Imensas estradas danificadas e memso rua que nem alcatrao ou paralelo tem e vao investir do dinheiro aqui.

    ResponderEliminar
  6. Se todos os que criticam estas coisas sairam á rua para conseguer que a scut Viana - Porto fosse de novo autoestrada... Estao a dar cabo do seu pais e nao fazem nada...

    ResponderEliminar
  7. A obra vai ficar um horror segundo me disseram a linha da areia fica tal e qual... O estacionamento vai ser menor do que está e que é só para mostrar a turistas, para laser dos utentes chapéu...Não a puseram em edital para não terem protestos... Mais uma dos que estão à frente...

    ResponderEliminar
  8. estranho !!! a praia do rodanho nao necessita de obras naquela zona envolvente dos sanitarios ou sera por motivos de partidismo

    ResponderEliminar
  9. Grande Obra que a Praia Norte vai ter.... até que enfim! Fazia mesmo falta! Venham de lá mais três milhões de euros para dar de comer a alguém... e depois não tem dinheiro para por o "negócio da merda" a funcionar, não é Engº Lemos? Por vivermos no "meio do monte" não temos direito a condições básicas de agua e saneamento... que vergonha!

    ResponderEliminar
  10. A maior vergonha foi criar uma zona industrial junto a uma praia !
    Coisa que não se compadece nos dias de hoje . Caso único em Portugal digno de vir mencionado no Guinesbook.
    A obra inicial pecou desde o principio. Acessos restritos , via reduzidas , e parqueamento diminuto.Não foi criado um espaço com largas avenidas . Um espaço só para cafetarias , restaurantes, e bares.
    Se tudo fosse bem pensado seria um espaço , com muita vida , e atividade nocturna onde os jovens podiam desfrutar de lazer e bem estar.
    Sempre conheci o local como " Praia dos Parôlos ". Não acredito que o lugar vá ter grandes transformações . Tudo o que começa mal não tem arranjo.

    ResponderEliminar
  11. Mas porque raio nao deixam a praia como está?????????grande lol melhor dessem dinheiro e trabalho a quem precisa, por favor mete nojo......

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

A magia do Natal está de regresso à Praça

Com a chegada da época mais especial do ano, está de volta à Praça da República de Viana do Castelo, a Praça Natal. De 02 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a principal Praça da cidade vai estar decorada com motivos alusivos à época natalícia. Não vão faltar a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Presépio e também um Carrossel que vai proporcionar aos mais pequenos momentos de diversão e alegria. Refira-se, que a Praça Natal faz parte do evento “Viana, Coração do Natal”, que apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos da programação.