Avançar para o conteúdo principal

Praias de Viana do Castelo vão ser requalificadas


A frente marítima de Viana do Castelo vai estar "completamente" requalificada até junho, num investimento global de cerca de 16 milhões de euros, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara. 
As intervenções, a cargo da sociedade Polis Litoral Norte são financiadas por fundos comunitários do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), em 70%, sendo a componente nacional (30%), cerca de 1,9 milhões de euros assumida pela autarquia da capital do Alto Minho. 
Em declarações à Lusa, o autarca José Maria Costa explicou que as obras enquadram-se na "prevenção do risco do Plano Estratégico", no âmbito das "medidas corretivas de erosão costeira e defesa costeira". 
As obras vão decorrer na Praia Norte, Afife, Paçô em Carreço, Cabedelo, Pedra Alta e Amorosa, prevendo-se a sua conclusão em junho. 
O autarca falava na sequência da aprovação, a semana passada, em reunião ordinária da autarquia, com os votos contra do PSD, da Declaração de Utilidade Pública (DUP) para a expropriação de terrenos na praia Norte com vista à realização de uma empreitada de defesa e combate à erosão costeira, num investimento de 2,6 milhões de euros. Explicou que com a DUP a autarquia vai poder "adquirir alguns terrenos privados para juntar às parcelas que já eram da autarquia e do espaço publico para defesa da frente de mar", num investimento que rondará os 850 mil euros. 
"A praia norte teve, por dois anos consecutivos, problemas sérios com os temporais que obrigaram a intervenções para garantir a segurança. Estas obras de consolidação da frente marítima vão permitir o reposicionamento das áreas de estacionamento, a relocalização dos equipamentos de hotelaria, mais para trás da frente de mar, libertando mais área de praia", explicou o autarca. 
O projeto, que espera a aprovação pelo Tribunal de Contas para avançar, "ao que tudo indica em fevereiro", abrange a área compreendida entre a praia Norte e a praia do Coral, e integra ainda a beneficiação do passeio marítimo, a criação de uma ciclovia, a instalação de equipamentos de apoio de praia, o ordenamento do estacionamento e a criação de um plano de arborização adequado. 
Prevê-se ainda um novo enquadramento paisagístico com a plantação de árvores, arbustos e sementeiras e a colocação de novo mobiliário urbano.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

A magia está a chegar à principal avenida de Viana

A montagem da ornamentação/iluminação de Natal na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Viana do Castelo, está praticamente concluída. O acender das luzes de Natal juntamente com espetáculos multimédia diários que unem som e luz na principal avenida da cidade são dos momentos mais esperados nesta época festiva. Este ano, a ornamentação/iluminação de Natal em 36 locais, permanecerá entre o dia 8 de novembro de 2025 e o dia 12 de janeiro de 2026.  📸 5 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Inoperacional há mais de 2 anos, finalmente a intervenção

Recorde-se, que ao longo da sua existência (foi inaugurada em 2007), a ponte móvel pedonal junto à marina de Viana do Castelo tem sofrido avarias constantes, uma situação inadmissível. A intervenção que está agora a decorrer é, sem dúvida, uma boa notícia para os muitos vianenses e visitantes, que durante estes anos se viram privados desta travessia que liga o complexo “Cais Viana” e a Marina. 📸 3 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

É já amanhã!!!

Nas últimas semanas, os vianenses que passaram pelas principais artérias do centro histórico de Viana do Castelo foram surpreendidos com a montagem das ornamentações de Natal deste ano, ainda sem brilhar. A tão esperada data para acender as iluminações natalícias está marcada há algum tempo. É já amanhã, dia 8 de novembro, sábado, às 18h00, que se vai voltar a encher de brilho e cor dezenas de locais da cidade. 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo