Avançar para o conteúdo principal

Assim ficará a Praia Norte de Viana do Castelo, após a requalificação

A 1ª imagem foi “roubada” da página facebook do ATELIER 66 - Maria João Patronilho, arquiteta vencedora do concurso para elaboração do projeto de requalificação da frente ribeirinha da Praia Norte e as restantes da página facebook do Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)







Comentários

  1. Teoricamente no papel o espaço verde até está bonito .
    As arvores estão direitas e a relva apresenta uma verdura verdejante.
    Mas ver vamos , se alguém pode conter os ventos e frio agrestes tipicos desta zona em pleno inverno.
    As arvores anteriores , que foram colocadas no local, não estão tão saudáveis quanto isso.
    As nortadas e o mar são implacáveis devastam tudo o que se apresente em local indevido. Não se se esqueçam que o mar está avançar e todo o cuidado é pouco .
    Todas as aneiras feitas a natureza encarrega-se de repor tudo no seu devido lugar.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Anónimo:
    As árvores naquela zona nunca irão crescer "a direito" como as que estão no desenho, mas é possível ter metrosíderos desde que haja alguma barreira que os proteja do vento mais intenso.
    Quanto à relva, se o terreno estiver liso e com razoável drenagem, é possível manter um bom "ervado".
    Quanto à polémica sobre os automóveis, eles podem andar, com facilidade, 500 metros e ficar na frente de mar até ao castelo.
    Se eu fosse câmara, tinha mais medo do vandalismo que do vento e do mar!
    Boa sorte para o projecto!

    ResponderEliminar
  3. Se tem dúvidas como vão ficar as árvores é só ir a Ancora :)

    ResponderEliminar
  4. O que noto em Ancora26 fevereiro, 2015 14:09

    O que se passa em Ancora na verdade não sei.
    Apenas noto que no Pinhal do Camarido o Betão avança a toda a força.Junto a estrada no inverno nota-se a força da água nas ladeiras. A agua do mar circula bem perto.
    Os pinheiros que se mantém na área não foram postos ao acaso. Foram colocados para segurar as areias e proteger os campos agrícolas das nortadas.

    ResponderEliminar
  5. Eu penso que a praia norte está muito bem assim. Porquê desfazer uma coisa que está bem para fazer certamente pior, porque com os arquitetos atualmente de tanto que querem modernizar que só fazem
    borradas, é só ver o que foi feito na praia de Afife.
    Por outro lado, acho que o dinheiro do contribuinte pode e deve ser aplicado em coisa muito mais úteis, já pagamos tantos impostos que não devemos aceitar que algumas pessoas que são péssimos gestores do nosso dinheiro e que só lhes interessa o ganho deles delapidem o que tanto custa a ganhar.

    ResponderEliminar
  6. 1.
    É pertinente a questão da entrada e saída dos estacionamentos:
    reservar uma via única para o efeito?
    Os utentes que se aquecem e fazem a sesta nos automóveis:
    “podem andar, com facilidade, 500 metros e ficar na frente de mar até ao castelo”.
    Dizem que já está tudo inventado e que é só necessário adaptar, alterar...:
    “As Piscinas de Marés de Leça continuam a ser, passados 40 anos, uma obra de inultrapassável actualidade”.
    E, uma pergunta:
    a temperatura da água das piscinas pode ser aumentada?
    (É mesmo muito fria!) - A energia solar é barata...
    No resto, é por ser novidade, demora a entender...
    2.
    Mudar os edifícios, que nos tapam o rio, para a Praia Norte e fazer esta obra ao fundo da Avenida.

    ResponderEliminar
  7. A praia de Afife, na minha opinião, parece um cemitério de militar dos EUA.

    ResponderEliminar
  8. Rosa Vasconcelos06 março, 2015 15:34

    Deviam começar já hoje com as obras. Vai ficar muito melhor do que o que está.
    Para lá do Bar Lagosteiro até ao Castelo Velho, ainda há muitos lugares para estacionar as viaturas e contemplar o mar.
    Pelo projeto, vai ficar uma praia muitos mais amiga dos peões e o areal ainda vai aumentar mais.

    ResponderEliminar
  9. Alguma vez se viu uma zona industrial junto a uma Praia ?
    Quem seria o iluminado que teve tal ideia.

    ResponderEliminar
  10. Teriam pensado nas dezenas ou centenas de idosos, integrados em centros sociais e que para ali vão passar um bocado do seu tempo, muitos deles com dificuldades de locomoção ?

    ResponderEliminar
  11. Alguém sugeriu um aparcamento, para carros, do lagosteiro até ao castelo velho. Para quantos carros ? 50 ?

    Gosto da ideia da relva, mas será que não se vai transformar num local de wc para "lulus", como acontece na relva que ladeia a zona pedonal e desporiva em direcão ao farol ?

    Por que não se arranja uma comissão de amigos da praia norte que emita opinião sobre estes assuntos e aponte abusos que lá se verificam pelos frequentadores da zona ?(p.e.falta de limpeza, torneiras a deitar água, recipientes do lixo, falta de lâmpadas imbutidas nas paredes, estacionamento de carros em locais impróprios, limpeza do castelo velho,acesso e permanência de cães no areal ( apesar da proibição), falta de policiamento e etc. etc..

    Há mais de 70 anos que frequenta aquela praia e custar-me-á vê-la alterada por opinião e decisão de algumas pessoas que não costumo ver por lá.

    Apoio uma remodelação (porque acho que é necessária) com um projeto mais participado.

    ResponderEliminar
  12. Por mais projectos que se façam nunca se irá agradar a toda a gente. Não se fazer uma obra justificando que algumas pessoas não poderão estar nos seus carros junto à praia a contemplar o mar está errado. Ainda por cima quando o podem fazer mais ao lado (entre o Lagosteiro e o Forte). Também não vi ninguém a dizer que com esta obra as crianças vão ganhar muito espaço para poderem brincar.

    ResponderEliminar
  13. Depois do que vi e li, posso concluir:
    - Os vianenses vão deixar de poder usufruir, do miradouro dos seus carros, das ondas e do mar nas tardes frias e agrestes. No INVERNO, a Praia Norte vai tornar-se um DESERTO. Felizes das gaivotas!...

    ResponderEliminar
  14. É uma vergonha que o presidente da câmara de V.C já tirou o turismo na praça dos touros e agora quer também tirar o turismo da praia norte. É inadmissível comparado a algumas cidades como Vila nova de Gaia, Póvoa de varzim, Nazaré, Figueira da Foz, mesmo V.P de Âncora etc... que cada vez chamam mais turismo ao construir bares, pubs etc... à beira-mar enquanto que o presidente da câmara de V.C os tira. A praia Norte, é uma praia com muito vento, onde o turista quer bares e divertimento perto da água. Um conselho meu ao Sr.Presidente da Câmara de V.C é deixar o seu lugar e meter-se a fazer lavoura, porque a maneira como está a fazer estes projetos é mais de um lavrador do que um presidente da câmara de viana do castelo.

    ResponderEliminar
  15. Penso que as fotos do projeto colocadas nos paineis da obra possam estar desatualizados, li algures que o areal iria crescer 30% e da maneira que olho para as fotos parece-me que a area do areal fica na mesma. Alem disso como "esta" Praia Norte já foi um deposito de entulho para os empreiteiros seria conveniente mandar retirar os pedregulhos espalhados pelo areal assim como todo o entulho visivel referente a materiais de construçao civil.
    Mas que a praia precisava de ser modernizada precisava. Claro que como tudo havera sempre quem discorde.
    Obs. Tambem estou de acordo que se deveriam ouvir os frequentadores da praia e as suas sugestoes.

    ResponderEliminar
  16. ola boas tardes , vou a escrever umas breves palabras sobre a remodelacao da praia norte , porque sinceramente e chocante , porque comparando o projeto inicial vejo que como vai agora neste momento , porque frequento a praia norte todos os dias , dista muito de como vai ficar, eu nao sei quem e o iluminado , autor de tam tamanho desproposito , tendo em comta que faltam coisas basicas , como rampas de aceso a imvalidos , o tem obrigatoriamente de baixar a praia na rampa do lagosteiro ou na da entrada junto ao cafe scala, nao entendo qual e o problema de fazer uma rampa en todos os acesos a praia pues o custo do hormigom nao sai tao caro e a gente agradece, a donde estao os estrados seja de madeira ou seja de outro material para que esas pesoas possam ir ate a agua , ou e que ten que ficar na descida da rampa, onde estao as duches , ou tambem os banhistas nao ten direito a lavarse antes de mudarse de roupa depois do banho, donde estao as fontes para quem quira beber agua, donde esta a iluminacao que deveria de estar embotida no muro da praia por o interior, e poderia seguir pondo defeitos que a bom seguro os seguirei pondo srs arquitetos , construtores , e toda a gente relacionada com esta obra por favor nao pensem que somos parvos, e carreguem baterias porque o dinheiro chega para todas estas coisas e para mais , seguirei estando atento e a medida que pase a conclusao mais defeitos ponho , defeitos que alguem tem que assumir , obrigado um vianense

    viana a 31/07/2017

    ResponderEliminar
  17. hola boa tarde como vianense e frequentador da praia norte , e vendo todos os comentarios que aqui se fizeram,cabeme fazer algum mais,em primero lugar felicitar aos arquitetos , tam brilhantes , que tiveram o atrevimento de fazer um projeto, lo qual nao se parece em nada ao que se esta construendo, na actualidad,paso a enumerar alguns defeitos , que nao sei porque nao se estao a fazer, ou o arquiteto ou arquiteta se esqueceu de por , porque um principiante e capaz de fazer melhor, paso a enumerar varios falhos imperdoaveis ,sera que os diminuidos fisicos so tem direito de baixar pela rampa do lagosteiro ou pela do scala ????, donde estam feitas pasadeiras de madeira ou qualquer outro material para que as cadeiras de rodas circulem ate cerca da agua, duches que eu saiba nao vejo nenhuma colocada, fontes para beber agua , nao vejo nenhuma ,ou sera que todos os que tenham sede tem que ir obrigatoriamente ao bar ????, luzes laterais no muro do paseio nao existe nenhuma,porque nao se fizeram rampas em todas as entradas a praia sera que fazer umas escadas e uma rampa lateral custa muito dinheiro???, os socorristas donde estao, donde esta a torre de vigia , que eu saiba de a localizacao que tem e dificil de ver o lado do scala,que pasa com o resto dos edificios que estao no projeto, se evaporaram????mais bem me parece que e um fraude a todos os vianenses , o poder manejar o dinheiro de todos os vianenses, sem dar explicacoes, e muitas mais coisas que irei vendo e irei denunciando , porque considero como vianense tenho o direito a saber , animo a todos os vianenses que estem dispostos em formar uma comissao de usuarios da praia norte que eu estou disposto a trabalhar para esclarecer e a trabalhar para restituir , todo como estava previsto, para tal contactar aqui e ja marcaremos ponto de encontro , pues quantos mais somos mais forca fazemos

    ResponderEliminar
  18. As casas de banho são... Não as vi uma criança quer ir a casa de banho vai ao café

    ResponderEliminar
  19. ESTÁ TUDO MUITO BONITO EM VIANA, MAS EM AFIFE NÃO SE PASSA NADA.
    PASSÁMOS DE 2 RESTAURANTES A 1 E AGORA A NENHUM.
    PARA QUANDO A SUA CONSTRUÇÃO?
    E AS CASAS DE BANHO, PASSARAM DE PERMANENTES EM ALVENARIA PARA CONTENTORES PROVISÓRIOS, QUE BEM ME PARECE QUE JÁ SERÃO DEFINITIVOS.
    ASSIM NÃO!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Prestes a ser inaugurado o novo hotel no centro histórico

A abertura do AP Dona Aninhas está prevista para 26 de fevereiro de 2023, conforme consta da página oficial do grupo AP Hotels & Resorts. Este quatro estrelas, com 64 quartos e suites, situado onde funcionava anteriormente o antigo hotel Viana Sol, no largo Vasco da Gama, no coração de Viana do Castelo, chama a atenção pela nova cor do edifício.