Avançar para o conteúdo principal

Assim ficará a Praia Norte de Viana do Castelo, após a requalificação

A 1ª imagem foi “roubada” da página facebook do ATELIER 66 - Maria João Patronilho, arquiteta vencedora do concurso para elaboração do projeto de requalificação da frente ribeirinha da Praia Norte e as restantes da página facebook do Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)







Comentários

  1. Teoricamente no papel o espaço verde até está bonito .
    As arvores estão direitas e a relva apresenta uma verdura verdejante.
    Mas ver vamos , se alguém pode conter os ventos e frio agrestes tipicos desta zona em pleno inverno.
    As arvores anteriores , que foram colocadas no local, não estão tão saudáveis quanto isso.
    As nortadas e o mar são implacáveis devastam tudo o que se apresente em local indevido. Não se se esqueçam que o mar está avançar e todo o cuidado é pouco .
    Todas as aneiras feitas a natureza encarrega-se de repor tudo no seu devido lugar.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Anónimo:
    As árvores naquela zona nunca irão crescer "a direito" como as que estão no desenho, mas é possível ter metrosíderos desde que haja alguma barreira que os proteja do vento mais intenso.
    Quanto à relva, se o terreno estiver liso e com razoável drenagem, é possível manter um bom "ervado".
    Quanto à polémica sobre os automóveis, eles podem andar, com facilidade, 500 metros e ficar na frente de mar até ao castelo.
    Se eu fosse câmara, tinha mais medo do vandalismo que do vento e do mar!
    Boa sorte para o projecto!

    ResponderEliminar
  3. Se tem dúvidas como vão ficar as árvores é só ir a Ancora :)

    ResponderEliminar
  4. O que noto em Ancora26 fevereiro, 2015 14:09

    O que se passa em Ancora na verdade não sei.
    Apenas noto que no Pinhal do Camarido o Betão avança a toda a força.Junto a estrada no inverno nota-se a força da água nas ladeiras. A agua do mar circula bem perto.
    Os pinheiros que se mantém na área não foram postos ao acaso. Foram colocados para segurar as areias e proteger os campos agrícolas das nortadas.

    ResponderEliminar
  5. Eu penso que a praia norte está muito bem assim. Porquê desfazer uma coisa que está bem para fazer certamente pior, porque com os arquitetos atualmente de tanto que querem modernizar que só fazem
    borradas, é só ver o que foi feito na praia de Afife.
    Por outro lado, acho que o dinheiro do contribuinte pode e deve ser aplicado em coisa muito mais úteis, já pagamos tantos impostos que não devemos aceitar que algumas pessoas que são péssimos gestores do nosso dinheiro e que só lhes interessa o ganho deles delapidem o que tanto custa a ganhar.

    ResponderEliminar
  6. 1.
    É pertinente a questão da entrada e saída dos estacionamentos:
    reservar uma via única para o efeito?
    Os utentes que se aquecem e fazem a sesta nos automóveis:
    “podem andar, com facilidade, 500 metros e ficar na frente de mar até ao castelo”.
    Dizem que já está tudo inventado e que é só necessário adaptar, alterar...:
    “As Piscinas de Marés de Leça continuam a ser, passados 40 anos, uma obra de inultrapassável actualidade”.
    E, uma pergunta:
    a temperatura da água das piscinas pode ser aumentada?
    (É mesmo muito fria!) - A energia solar é barata...
    No resto, é por ser novidade, demora a entender...
    2.
    Mudar os edifícios, que nos tapam o rio, para a Praia Norte e fazer esta obra ao fundo da Avenida.

    ResponderEliminar
  7. A praia de Afife, na minha opinião, parece um cemitério de militar dos EUA.

    ResponderEliminar
  8. Rosa Vasconcelos06 março, 2015 15:34

    Deviam começar já hoje com as obras. Vai ficar muito melhor do que o que está.
    Para lá do Bar Lagosteiro até ao Castelo Velho, ainda há muitos lugares para estacionar as viaturas e contemplar o mar.
    Pelo projeto, vai ficar uma praia muitos mais amiga dos peões e o areal ainda vai aumentar mais.

    ResponderEliminar
  9. Alguma vez se viu uma zona industrial junto a uma Praia ?
    Quem seria o iluminado que teve tal ideia.

    ResponderEliminar
  10. Teriam pensado nas dezenas ou centenas de idosos, integrados em centros sociais e que para ali vão passar um bocado do seu tempo, muitos deles com dificuldades de locomoção ?

    ResponderEliminar
  11. Alguém sugeriu um aparcamento, para carros, do lagosteiro até ao castelo velho. Para quantos carros ? 50 ?

    Gosto da ideia da relva, mas será que não se vai transformar num local de wc para "lulus", como acontece na relva que ladeia a zona pedonal e desporiva em direcão ao farol ?

    Por que não se arranja uma comissão de amigos da praia norte que emita opinião sobre estes assuntos e aponte abusos que lá se verificam pelos frequentadores da zona ?(p.e.falta de limpeza, torneiras a deitar água, recipientes do lixo, falta de lâmpadas imbutidas nas paredes, estacionamento de carros em locais impróprios, limpeza do castelo velho,acesso e permanência de cães no areal ( apesar da proibição), falta de policiamento e etc. etc..

    Há mais de 70 anos que frequenta aquela praia e custar-me-á vê-la alterada por opinião e decisão de algumas pessoas que não costumo ver por lá.

    Apoio uma remodelação (porque acho que é necessária) com um projeto mais participado.

    ResponderEliminar
  12. Por mais projectos que se façam nunca se irá agradar a toda a gente. Não se fazer uma obra justificando que algumas pessoas não poderão estar nos seus carros junto à praia a contemplar o mar está errado. Ainda por cima quando o podem fazer mais ao lado (entre o Lagosteiro e o Forte). Também não vi ninguém a dizer que com esta obra as crianças vão ganhar muito espaço para poderem brincar.

    ResponderEliminar
  13. Depois do que vi e li, posso concluir:
    - Os vianenses vão deixar de poder usufruir, do miradouro dos seus carros, das ondas e do mar nas tardes frias e agrestes. No INVERNO, a Praia Norte vai tornar-se um DESERTO. Felizes das gaivotas!...

    ResponderEliminar
  14. É uma vergonha que o presidente da câmara de V.C já tirou o turismo na praça dos touros e agora quer também tirar o turismo da praia norte. É inadmissível comparado a algumas cidades como Vila nova de Gaia, Póvoa de varzim, Nazaré, Figueira da Foz, mesmo V.P de Âncora etc... que cada vez chamam mais turismo ao construir bares, pubs etc... à beira-mar enquanto que o presidente da câmara de V.C os tira. A praia Norte, é uma praia com muito vento, onde o turista quer bares e divertimento perto da água. Um conselho meu ao Sr.Presidente da Câmara de V.C é deixar o seu lugar e meter-se a fazer lavoura, porque a maneira como está a fazer estes projetos é mais de um lavrador do que um presidente da câmara de viana do castelo.

    ResponderEliminar
  15. Penso que as fotos do projeto colocadas nos paineis da obra possam estar desatualizados, li algures que o areal iria crescer 30% e da maneira que olho para as fotos parece-me que a area do areal fica na mesma. Alem disso como "esta" Praia Norte já foi um deposito de entulho para os empreiteiros seria conveniente mandar retirar os pedregulhos espalhados pelo areal assim como todo o entulho visivel referente a materiais de construçao civil.
    Mas que a praia precisava de ser modernizada precisava. Claro que como tudo havera sempre quem discorde.
    Obs. Tambem estou de acordo que se deveriam ouvir os frequentadores da praia e as suas sugestoes.

    ResponderEliminar
  16. ola boas tardes , vou a escrever umas breves palabras sobre a remodelacao da praia norte , porque sinceramente e chocante , porque comparando o projeto inicial vejo que como vai agora neste momento , porque frequento a praia norte todos os dias , dista muito de como vai ficar, eu nao sei quem e o iluminado , autor de tam tamanho desproposito , tendo em comta que faltam coisas basicas , como rampas de aceso a imvalidos , o tem obrigatoriamente de baixar a praia na rampa do lagosteiro ou na da entrada junto ao cafe scala, nao entendo qual e o problema de fazer uma rampa en todos os acesos a praia pues o custo do hormigom nao sai tao caro e a gente agradece, a donde estao os estrados seja de madeira ou seja de outro material para que esas pesoas possam ir ate a agua , ou e que ten que ficar na descida da rampa, onde estao as duches , ou tambem os banhistas nao ten direito a lavarse antes de mudarse de roupa depois do banho, donde estao as fontes para quem quira beber agua, donde esta a iluminacao que deveria de estar embotida no muro da praia por o interior, e poderia seguir pondo defeitos que a bom seguro os seguirei pondo srs arquitetos , construtores , e toda a gente relacionada com esta obra por favor nao pensem que somos parvos, e carreguem baterias porque o dinheiro chega para todas estas coisas e para mais , seguirei estando atento e a medida que pase a conclusao mais defeitos ponho , defeitos que alguem tem que assumir , obrigado um vianense

    viana a 31/07/2017

    ResponderEliminar
  17. hola boa tarde como vianense e frequentador da praia norte , e vendo todos os comentarios que aqui se fizeram,cabeme fazer algum mais,em primero lugar felicitar aos arquitetos , tam brilhantes , que tiveram o atrevimento de fazer um projeto, lo qual nao se parece em nada ao que se esta construendo, na actualidad,paso a enumerar alguns defeitos , que nao sei porque nao se estao a fazer, ou o arquiteto ou arquiteta se esqueceu de por , porque um principiante e capaz de fazer melhor, paso a enumerar varios falhos imperdoaveis ,sera que os diminuidos fisicos so tem direito de baixar pela rampa do lagosteiro ou pela do scala ????, donde estam feitas pasadeiras de madeira ou qualquer outro material para que as cadeiras de rodas circulem ate cerca da agua, duches que eu saiba nao vejo nenhuma colocada, fontes para beber agua , nao vejo nenhuma ,ou sera que todos os que tenham sede tem que ir obrigatoriamente ao bar ????, luzes laterais no muro do paseio nao existe nenhuma,porque nao se fizeram rampas em todas as entradas a praia sera que fazer umas escadas e uma rampa lateral custa muito dinheiro???, os socorristas donde estao, donde esta a torre de vigia , que eu saiba de a localizacao que tem e dificil de ver o lado do scala,que pasa com o resto dos edificios que estao no projeto, se evaporaram????mais bem me parece que e um fraude a todos os vianenses , o poder manejar o dinheiro de todos os vianenses, sem dar explicacoes, e muitas mais coisas que irei vendo e irei denunciando , porque considero como vianense tenho o direito a saber , animo a todos os vianenses que estem dispostos em formar uma comissao de usuarios da praia norte que eu estou disposto a trabalhar para esclarecer e a trabalhar para restituir , todo como estava previsto, para tal contactar aqui e ja marcaremos ponto de encontro , pues quantos mais somos mais forca fazemos

    ResponderEliminar
  18. As casas de banho são... Não as vi uma criança quer ir a casa de banho vai ao café

    ResponderEliminar
  19. ESTÁ TUDO MUITO BONITO EM VIANA, MAS EM AFIFE NÃO SE PASSA NADA.
    PASSÁMOS DE 2 RESTAURANTES A 1 E AGORA A NENHUM.
    PARA QUANDO A SUA CONSTRUÇÃO?
    E AS CASAS DE BANHO, PASSARAM DE PERMANENTES EM ALVENARIA PARA CONTENTORES PROVISÓRIOS, QUE BEM ME PARECE QUE JÁ SERÃO DEFINITIVOS.
    ASSIM NÃO!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Viana do Castelo com e sem o Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Estas duas imagens não foram manipuladas, são mesmo reais. Já se percebe a mudança na paisagem. Saiu de cena o edifício de 13 andares.

Viana do Castelo volta a viajar no tempo até à época medieval

A Feira Medieval de Viana do Castelo vai voltar às ruas do centro histórico da cidade de 17 a 19 de junho, após a interrupção de dois anos devido à pandemia. A Feira vai contar com um diversificado programa de animação e com a presença de artesãos e restauração. DO PROGRAMA DE ANIMAÇÃO CONSTA NOMEADAMENTE: ANIMAÇÃO ITINERANTE | CORO MEDIEVAL | ESPETÁCULO DE ABERTURA | ESPETÁCULO DE FOGO | CORTEJO DO SÉQUITO REAL | DANÇAS MEDIEVAIS | MÚSICA MEDIEVAL | MARIONETAS | JOGO DO PAU | DEMONSTRAÇÃO  DE VOO LIVRE | BANDA DE GAITEIROS | OUTORGA DO FORAL | OS GUARDAS REAIS | OFICINA DE TIARAS DE FLORES    | JOGOS MEDIEVAIS Consulte a programação completa do evento, com o local e horário de cada animação, clicando AQUI : 

Canhão do século XVIII roubado do interior da Fortaleza de Valença

Um canhão do reinado de D. João V, do século XVIII, pertencente ao Arsenal Real do Exército, foi roubado na madrugada de hoje do baluarte do Socorro, junto à pousada de S. Teotónio, no interior da fortaleza de Valença. Em comunicado enviado às redações, a autarquia da segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, adiantou “tratar-se de um magnífico exemplar de armamento bélico, que estava exposto no Baluarte do Socorro, no interior da Fortaleza de Valença”. “Ao que tudo indica, o canhão foi arremessado muralha abaixo, para um patamar intermédio, e novamente atirado para o fosso da fortaleza, onde terá sido recolhido e transportado. Este é um roubo que abrange o património móvel nacional existente na fortaleza de Valença”, refere a nota. A Câmara de Valença “participou a ocorrência à GNR sendo que foi acionada, de imediato, a Polícia Judiciária (PJ) que já esteve no local a recolher provas”. O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira manifestou-se “profundame

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.