Avançar para o conteúdo principal

Carnaval: Corso de Viana sai à rua no domingo

O corso do Carnaval de Viana do Castelo vai realizar-se no domingo, na sequência da decisão do Governo em não conceder tolerância de ponto aos funcionários públicos na terça-feira. 
O tradicional Corso de Carnaval de Viana do Castelo sai à rua no dia 15 de fevereiro, domingo, estando previsto o início para as 15H00, na Avenida Campo do Castelo. Como habitualmente, percorrerá as principais ruas da cidade (Avenida Campo do Castelo, Alameda João Alvares Cerqueira, Praça da Liberdade, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Nova de Santana, Praça 1º de Maio, Rua de Aveiro, Avenida D. Afonso III, Praça D. Afonso III, Rua Abel Viana, Alameda 5 de Outubro). 
À semelhança dos anos anteriores, a maior parte das centenas de participantes neste desfile são elementos provenientes de estabelecimentos de ensino, clubes, associações e grupos culturais.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Gil Eannes recebe recorde de visitas em 2025

O Navio-Museu Gil Eannes, aberto ao público desde 1998 na antiga doca comercial de Viana do Castelo registou, em 2025, o maior número de visitantes da sua história. Ao todo, cerca de 99 mil pessoas visitaram este museu flutuante ao longo do ano. Foram mais 9% do que em 2018, o anterior melhor ano, que teve cerca de 91 mil visitas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo