Avançar para o conteúdo principal

Garranos ''invadem'' anfiteatro de Santa Luzia

Quem ontem se deslocou ao Templo de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi surpreendido com a presença de Garranos a alimentar-se no novo anfiteatro ao ar livre, situado no Jardim da Tílias, mesmo junto ao monumento. 
O Garrano, que vive em liberdade pelas serras todos os dias do ano, é considerado uma espécie ameaçada de extinção. Pode ser observado em razoável quantidade, em estado semi-selvagem no concelho de Viana do Castelo, nomeadamente no Monte junto às localidades de Carreço e Outeiro. 
A candidatura para elevar o Garrano a Património Nacional, foi entregue em 25 de Setembro de 2011 ao Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e à Secretaria de Estado da Cultura.




Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Semana da Moda de Paris conta com bordados de Viana do Castelo

VALQUÍRIA MISS DIOR é a peça de arte instalada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos no desfile da Dior, a decorrer esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, e inserida na Semana da Moda de Paris. A peça de arte, em formato gigante, foi feita com os tecidos da coleção concebida por Maria Grazia Chiuri e com croché de lã, pedraria e bordados de Viana.  Foto: Facebook de Joana Vasconcelos