Avançar para o conteúdo principal

Um barco no porto de pesca de Viana

Manhã de quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015, no Porto de Pesca de Viana. Um testemunho de Olhar Viana do Castelo. 
O barco atraca. Os tripulantes começam por descarregar o peixe. O preço da venda do pescado vai depender da sua qualidade, da oferta e da procura. A vida de pescador é dura, mas um dia de pesca boa, traz muita felicidade à tripulação. As gaivotas perto do barco, em busca de alimento fresco dos mares, anunciam que a pesca da embarcação foi boa. 
Longe vão os tempos em que este porto de pesca chegava a receber dezenas de traineiras por dia. Eram embarcações da Póvoa de Varzim e Matosinhos, carregadas de sardinha. Era o tempo do bordão. Dois pescadores transportavam ao ombro o bordão com 3 ou mais cabazes de sardinha pescada no dia, para a lota do peixe, onde era vendida. 
Nos anos 60 e 70 do século passado, este era um porto de pesca de grande movimento agora, tem "meia dúzia" de embarcações e pequenas.







MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Par de imagens para comparar desta zona da cidade de Viana do Castelo.

Sabia que?…

A ponte Eiffel sobre o Rio Lima, uma engenhosa realização da Casa Eiffel, inaugurada em 1878, foi a primeira ponte rodoferroviária construída em Portugal e também a mais comprida ponte metálica do mundo na altura? 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Jovens entram em ação por um litoral mais limpo

Durante a tarde de hoje, um grupo de jovens realizou uma ação de limpeza na zona costeira de Viana do Castelo. Estes jovens participantes dão o exemplo por um futuro mais sustentável, cuidando do ambiente e do nosso litoral. 📸 4 março 2026 | @olharvianadocastelo

As marcas da erosão costeira na praia da Amorosa

Com as recentes tempestades, agravou‑se a erosão costeira na praia da Amorosa, uma das mais frequentadas no verão no concelho de Viana do Castelo. As marcas não deixam dúvidas. 📸 5 março | @olharvianadocastelo