Avançar para o conteúdo principal

Um barco no porto de pesca de Viana

Manhã de quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015, no Porto de Pesca de Viana. Um testemunho de Olhar Viana do Castelo. 
O barco atraca. Os tripulantes começam por descarregar o peixe. O preço da venda do pescado vai depender da sua qualidade, da oferta e da procura. A vida de pescador é dura, mas um dia de pesca boa, traz muita felicidade à tripulação. As gaivotas perto do barco, em busca de alimento fresco dos mares, anunciam que a pesca da embarcação foi boa. 
Longe vão os tempos em que este porto de pesca chegava a receber dezenas de traineiras por dia. Eram embarcações da Póvoa de Varzim e Matosinhos, carregadas de sardinha. Era o tempo do bordão. Dois pescadores transportavam ao ombro o bordão com 3 ou mais cabazes de sardinha pescada no dia, para a lota do peixe, onde era vendida. 
Nos anos 60 e 70 do século passado, este era um porto de pesca de grande movimento agora, tem "meia dúzia" de embarcações e pequenas.







MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo