Avançar para o conteúdo principal

''Casa Brasileira'', 113 anos a adoçar a boca dos Vianenses

No dia 22 de Março de 1902, Domingos Amorim Viana, natural de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), funda a Casa Brasileira, na Rua de D. Luís, hoje de Sacadura Cabral, em Viana do Castelo, onde confecciona doces típicos da região. 
Sidónios (bolo em forma de caixão, confeccionado com amêndoa, ovos e açúcar), cuja patente foi registada precisamente em nome da Casa Brasileira, Manjericos (doce de ovos com amêndoa, servido em copos de baunilha) e a também muito conhecida Torta de Viana (recheada de creme de ovos e coberta com açúcar em pó), são alguns dos exemplos que ao longo dos anos fazem «crescer água na boca» aos mais gulosos. 
A mais antiga confeitaria da cidade de Viana do Castelo (completa hoje 113 anos) é famosa pelos Sidónios (em homenagem ao presidente da República Sidónio Pais, morto em 1918), mas também pela nova doçaria de inspiração francesa que os atuais proprietários, Sr. Norberto Martins e D. Maria Graça Ferreira, ex-emigrantes em França introduziram, juntamente com a confecção tradicional, quando assumiram a direcção do estabelecimento em 2004. 
As imitações dos Sidónios, existem um pouco por todo o lado, mas os Sidónios genuínos são uma criação da Casa Brasileira, em Viana do Castelo. 
Mas os predicados desta casa, não se ficam pelos Sidónios. Também os Manjericos, Torta de Viana, Bolos de Gema, Maçapães, Sardinhas, Ópera, Macarrom… são outras das especialidades que lhe trouxeram fama.




MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo