Avançar para o conteúdo principal

''Casa Brasileira'', 113 anos a adoçar a boca dos Vianenses

No dia 22 de Março de 1902, Domingos Amorim Viana, natural de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), funda a Casa Brasileira, na Rua de D. Luís, hoje de Sacadura Cabral, em Viana do Castelo, onde confecciona doces típicos da região. 
Sidónios (bolo em forma de caixão, confeccionado com amêndoa, ovos e açúcar), cuja patente foi registada precisamente em nome da Casa Brasileira, Manjericos (doce de ovos com amêndoa, servido em copos de baunilha) e a também muito conhecida Torta de Viana (recheada de creme de ovos e coberta com açúcar em pó), são alguns dos exemplos que ao longo dos anos fazem «crescer água na boca» aos mais gulosos. 
A mais antiga confeitaria da cidade de Viana do Castelo (completa hoje 113 anos) é famosa pelos Sidónios (em homenagem ao presidente da República Sidónio Pais, morto em 1918), mas também pela nova doçaria de inspiração francesa que os atuais proprietários, Sr. Norberto Martins e D. Maria Graça Ferreira, ex-emigrantes em França introduziram, juntamente com a confecção tradicional, quando assumiram a direcção do estabelecimento em 2004. 
As imitações dos Sidónios, existem um pouco por todo o lado, mas os Sidónios genuínos são uma criação da Casa Brasileira, em Viana do Castelo. 
Mas os predicados desta casa, não se ficam pelos Sidónios. Também os Manjericos, Torta de Viana, Bolos de Gema, Maçapães, Sardinhas, Ópera, Macarrom… são outras das especialidades que lhe trouxeram fama.




MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

A famosa travessia do rio Lima pelos romanos

Nas duas margens do rio Lima (na margem direita está o general Decius Junius Brutus no seu cavalo e na margem esquerda os soldados), em frente à Vila de Ponte de Lima, foi erguido no ano de 2009 um Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes – o Rio do Esquecimento, que desperta a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta vila minhota. O que diz a Lenda de um acontecimento com mais de vinte e um séculos: Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse.  Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o Rio do Esquecimento.