Avançar para o conteúdo principal

''Casa Brasileira'', 113 anos a adoçar a boca dos Vianenses

No dia 22 de Março de 1902, Domingos Amorim Viana, natural de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), funda a Casa Brasileira, na Rua de D. Luís, hoje de Sacadura Cabral, em Viana do Castelo, onde confecciona doces típicos da região. 
Sidónios (bolo em forma de caixão, confeccionado com amêndoa, ovos e açúcar), cuja patente foi registada precisamente em nome da Casa Brasileira, Manjericos (doce de ovos com amêndoa, servido em copos de baunilha) e a também muito conhecida Torta de Viana (recheada de creme de ovos e coberta com açúcar em pó), são alguns dos exemplos que ao longo dos anos fazem «crescer água na boca» aos mais gulosos. 
A mais antiga confeitaria da cidade de Viana do Castelo (completa hoje 113 anos) é famosa pelos Sidónios (em homenagem ao presidente da República Sidónio Pais, morto em 1918), mas também pela nova doçaria de inspiração francesa que os atuais proprietários, Sr. Norberto Martins e D. Maria Graça Ferreira, ex-emigrantes em França introduziram, juntamente com a confecção tradicional, quando assumiram a direcção do estabelecimento em 2004. 
As imitações dos Sidónios, existem um pouco por todo o lado, mas os Sidónios genuínos são uma criação da Casa Brasileira, em Viana do Castelo. 
Mas os predicados desta casa, não se ficam pelos Sidónios. Também os Manjericos, Torta de Viana, Bolos de Gema, Maçapães, Sardinhas, Ópera, Macarrom… são outras das especialidades que lhe trouxeram fama.




MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Suspensa por providência cautelar, obra do novo mercado de Viana é retomada

A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, cuja obra se encontrava temporariamente suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela associação Vian'Acorda e admitida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga, já foi retomada. A associação pretendia travar os trabalhos no local para salvaguardar achados arqueológicos. 📸 7 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Exposição a não perder nos Antigos Paços do Concelho

Os Antigos Paços do Concelho (Praça da República), em Viana do Castelo, são palco para a exposição "Viana à mesa (1920-1970)", patente até 31 de outubro. A entrada é livre! Através de fotografias, utensílios, receitas, ementas, notícias, publicidade, anúncios, curiosidades e muito mais, os visitantes vão poder recuar no tempo, e ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. Alguns apontamentos e destaques da exposição "Viana à mesa (1920-1970)" 👇

A 4ª edição da “Corrida da Ponte” realizou-se hoje em Viana do Castelo

Hoje, 11 de outubro, Viana do Castelo foi o palco para mais uma edição da “Corrida da Ponte”. Centenas de participantes atravessaram a icónica ponte Eiffel sobre o rio Lima. 📸 11 outubro | @olharvianadocastelodo

É sexta-feira! Bom fim de semana.

Sem planos para o fim de semana? Aproveite para conhecer ou revisitar a cidade de Viana do Castelo. 📸 9 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)