Avançar para o conteúdo principal

Os guindastes já não se mexem como outrora

Nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, agora subconcessionados à West Sea até 2031, quase não há movimento algum, nem de guindastes, nem de homens a trabalhar, nem de barcos a chegar, nem de barcos a partir, é um cenário desolador. 
Os guindastes, que fazem parte da paisagem de Viana do Castelo e são vistos a muitas centenas de metros de distância, estão quase sempre parados. São um sinal muito triste de que as coisas ainda não vão bem para aqueles lados. 
Nesta altura, estão unicamente nas docas de aprestamento um pequeno barco para reparação e o Atlântida (de má memória) sem nenhum movimento á sua volta. 
Recorde-se que o NRP (Navio da República Portuguesa) "Figueira da Foz”, foi o último navio construído pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (saiu dos estaleiros em 16.12.2013), dos mais de 220 construídos durante os 69 anos de atividade.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo