Avançar para o conteúdo principal

Os guindastes já não se mexem como outrora

Nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, agora subconcessionados à West Sea até 2031, quase não há movimento algum, nem de guindastes, nem de homens a trabalhar, nem de barcos a chegar, nem de barcos a partir, é um cenário desolador. 
Os guindastes, que fazem parte da paisagem de Viana do Castelo e são vistos a muitas centenas de metros de distância, estão quase sempre parados. São um sinal muito triste de que as coisas ainda não vão bem para aqueles lados. 
Nesta altura, estão unicamente nas docas de aprestamento um pequeno barco para reparação e o Atlântida (de má memória) sem nenhum movimento á sua volta. 
Recorde-se que o NRP (Navio da República Portuguesa) "Figueira da Foz”, foi o último navio construído pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (saiu dos estaleiros em 16.12.2013), dos mais de 220 construídos durante os 69 anos de atividade.

PUBLICAÇÕES MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pela Marina de Viana do Castelo

Há três veleiros atracados na Marina de Viana do Castelo, que atraem o olhar de quem passa. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Desleixo e falta de civismo no Castelo de Santiago da Barra

A ausência de limpeza nesta guarita do Castelo de Santiago da Barra, deixa uma imagem negativa de Viana do Castelo a quem nos visita. O Castelo de Santiago da Barra foi cedido pelo Estado em 1983 à extinta Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), sendo atualmente a sede do organismo que sucedeu à RTAM, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) que gere a promoção turística de 86 municípios. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Apaixonados das Harley Davidson convivem em Viana do Castelo

Grupo de “motards” apaixonados pela mítica marca norte-americana de motas Harley Davidson, despertam curiosidade na sua passagem por Viana do Castelo. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Faltam dois meses para o Natal…

Quem resiste à montra desta loja? Alameda 5 de outubro, Viana do Castelo. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Em Viana do Castelo prossegue a montagem das decorações de Natal

Uma das novidades deste ano, a árvore de Natal 3D gigante no Largo de São Domingos, já se encontra instalada. Nesta árvore, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo