Avançar para o conteúdo principal

Quatro ícones de Viana do Castelo

Qualquer cidade tem os seus ícones que contam histórias e são referência e motivo de orgulho para a população local. Viana do Castelo também tem os seus. 
Nesta imagem, são visíveis alguns marcos bem conhecidos da cidade: 

TEMPLO DE SANTA LUZIA 
O templo do Sagrado Coração de Jesus (mais conhecido por Templo de Santa Luzia), embora o projecto date de 1898, a obra só foi iniciada nos primeiros anos do século XX, tendo sido o templo aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926, já depois da morte do seu autor, sendo apenas concluído em 1943, quase meia década depois. 

HOTEL DE SANTA LUZIA 
O Hotel de Santa Luzia (atualmente denominado Pousada Monte de Santa Luzia), foi inaugurado no ano de 1918. 

NAVIO MUSEU GIL EANNES 
Construído no ano de 1955 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o antigo navio-hospital Gil Eannes, que durante dezenas de anos prestou assistência hospitalar, entre outras funções, à frota bacalhoeira portuguesa que operava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia, foi resgatado da sucata, no ano de 1998. Recebeu profundas obras de reabilitação nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, ficando desde esse ano transformado num espaço museológico, aberto ao público na doca comercial de Viana do Castelo. 

ESTÁTUA DO FAGUNDES 
Esta estátua homenageia João Álvares Fagundes, navegador Vianês a quem foram atribuídas as navegações ocorridas em 1520, que deram origem à descoberta das ilhas de Terra Nova (Canadá). O seu túmulo encontra-se no interior da Sé de Viana do Castelo.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Gil Eannes recebe recorde de visitas em 2025

O Navio-Museu Gil Eannes, aberto ao público desde 1998 na antiga doca comercial de Viana do Castelo registou, em 2025, o maior número de visitantes da sua história. Ao todo, cerca de 99 mil pessoas visitaram este museu flutuante ao longo do ano. Foram mais 9% do que em 2018, o anterior melhor ano, que teve cerca de 91 mil visitas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo