Avançar para o conteúdo principal

Visitar Igrejas e Capelas à noite: uma tradição que perdura

Visitar Capelas e Igrejas à noite ainda é tradição na Quinta Feira Santa, na cidade de Viana do Castelo. Este ano, são 21 as igrejas e capelas de Viana que estão de portas abertas à oração, na quinta-feira à noite, 2 de abril das 20H00 às 24H00, para as seculares visitas da Páscoa, um "roteiro" que movimenta milhares de pessoas. 
Esta é uma tradição cultural que envolve não só católicos, mas também agnósticos, que aproveitam para (re)visitar o património construído e exposto. 
É com grande empenho que a comunidade de cada Templo trabalha e dá uma atenção especial neste dia, na ornamentação das Igrejas e Capelas. 
Os templos engalanados de flores e de portas abertas até à meia-noite são uma das iniciativas mais emblemáticas das celebrações da Semana Santa e Páscoa em Viana do Castelo. 

Capelas e Igrejas de portas abertas até à meia-noite: 
Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de Nossa Senhora do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja Nossa Senhora da Caridade, Igreja de S. Francisco (Ordem Terceira), Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Igreja das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Capela Nossa Senhora das Necessidades (Abelheira), Capela do Recolhimento de Santiago (junto ao Colégio do Minho), Igreja Nossa Senhora da Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Nossa Senhora da Agonia), Capela Nossa Senhora da Conceição da Rocha (junto à da Nossa Senhora da Agonia), Capela do Carmelo de Santa Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela Nossa Senhora das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina, Igreja de S.Domingos, Capela do Museu de Artes Decorativas e Capela do Navio Hospital Gil Eannes.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”