Avançar para o conteúdo principal

Queima do Judas ainda é tradição em Viana do Castelo

A "Queima do Judas”, que já se tornou tradição no cartaz cultural de Monserrate (Viana do Castelo) por altura da Páscoa, realiza-se no próximo dia 4 de abril. Com saída da Estação dos Caminhos de Ferro, às 10h00, é passeado pelas ruas da cidade em direção ao Campo da Castelo, na Ribeira de Viana, onde será enforcado e finalmente queimado às 12h00. 
O boneco é vestido com casaco velho, camisa, calça, sapatos e gravata. Normalmente é recheado com panos velhos e jornais. 
Outra curiosidade é o "Testamento do Judas". Trata-se, em geral, de uma sátira a pessoas e acontecimentos locais, preferencialmente escrita em versos. 
À semelhança de anos anteriores, são esperadas centenas de pessoas para assistir à queima do boneco de tamanho humano, que representa o personagem bíblico Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo.

Comentários

  1. Coitado do Judas, que serve de bode expiatório para tudo e mais alguma coisa.
    Há muitos anos, o filme "Jesus Christ Superstar" tentou dar uma versão diferente aos factos.
    Ai Judas é o nº2, traído por um lider que, por populismo, variou o projecto original de igualdade entre todos os homens, que não incluía, Jesus ser filho de Deus.
    Mas a História é também aquilo que se quer que ela seja!

    ResponderEliminar
  2. Judas é o que há mais por aí.
    No lugar do boneco outros deviam estar!
    Os oportunistas , vigaristas, mentirosos, pinóquios,e falsários.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Andando pela cidade…

Interior da Igreja de S. Bento (séc. XVI), Viana do Castelo.

ANTES e AGORA

Há pelo menos 10 anos que a estrutura situada no porto de pesca, junto à antiga Torre de Vigia dos Pilotos da Barra de Viana do Castelo, se encontrava desativada, degradada e com lixo no interior. Finalmente, no passado dia 21 de março, foi demolida, apresentando-se agora o espaço com uma melhor imagem. Também a placa que assinala o local, na antiga doca comercial, onde entre 1923 e 1959 funcionou a Escola de Natação do S. C. Vianense, foi por estes dias sujeita a uma operação de limpeza.

Em dia de calor…

De bicicleta, a correr ou a caminhar nesta tarde de 27 de março, com temperatura agradável de 20º, pela Ecovia Litoral Norte, Areosa/Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.