Avançar para o conteúdo principal

Queima do Judas ainda é tradição em Viana do Castelo

A "Queima do Judas”, que já se tornou tradição no cartaz cultural de Monserrate (Viana do Castelo) por altura da Páscoa, realiza-se no próximo dia 4 de abril. Com saída da Estação dos Caminhos de Ferro, às 10h00, é passeado pelas ruas da cidade em direção ao Campo da Castelo, na Ribeira de Viana, onde será enforcado e finalmente queimado às 12h00. 
O boneco é vestido com casaco velho, camisa, calça, sapatos e gravata. Normalmente é recheado com panos velhos e jornais. 
Outra curiosidade é o "Testamento do Judas". Trata-se, em geral, de uma sátira a pessoas e acontecimentos locais, preferencialmente escrita em versos. 
À semelhança de anos anteriores, são esperadas centenas de pessoas para assistir à queima do boneco de tamanho humano, que representa o personagem bíblico Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Pelo Porto de Viana do Castelo

📸 15 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo