Avançar para o conteúdo principal

Náutica nas Escolas e Centro de Mar de Viana do Castelo vai receber Prémio Athletice Mare 2015


A PwC - PricewaterhouseCoopers promove hoje, dia 9 de maio, pelas 15h00, no Casino Figueira, na Figueira da Foz, a Gala de Entrega dos Prémios Excellens Mare 2015. 
Serão atribuídos os prémios Navigare Mare, Athletice Mare, Scientia Mare, Identitas Mare, Natura Mare, Valoris Mare e Excellens Mare. 

Prémio Athletice Mare 
Tem como objetivo reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades que utilizam e/ou promovem o meio aquático como contexto de atividades físicas e desportivas. 

Vencedor do Prémio Athletice Mare 2015: Náutica nas Escolas e Centro de Mar de Viana do Castelo
Aproveitando as excecionais condições naturais de rio e mar, Viana do Castelo investiu na implementação de iniciativas que aproveitem todo o potencial marítimo desta cidade. Sob a liderança da Câmara Municipal, Clubes ligados aos desportos aquáticos, os diretores e professores de educação física das escolas do concelho, alunos e encarregados de educação, criaram um extraordinário projeto de educação e de desportos de água, de escala internacional, que está a transformar a prática de desportos aquáticos no concelho e no país. Neste momento, mais de 1.000 alunos das escolas secundárias do concelho de Viana do Castelo, têm aulas de duas modalidades náuticas por ano, de quatro opções possíveis, remo, canoagem, vela ou surf, após terem tido aulas de natação. Esta prática desportiva inserida no plano curricular da disciplina de educação física, acontece nas novas instalações do Centro de Remo, do Centro de Canoagem, do Centro de Vela e do Centro de Alto Rendimento de Surf, com o apoio da Câmara, dos Clubes e das Escolas. A excelência deste projeto é uma realidade do presente que nos inspira e prepara a todos para um futuro de crescimento azul.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”