Avançar para o conteúdo principal

O Museu do Mar de Viana do Castelo: projeto para a sua construção


A Vianapesca - Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo, está a preparar um projecto para a construção de um Museu do Mar em Viana do Castelo, afim de apresentar uma candidatura ao novo quadro comunitário. 
A ser concretizada esta intenção, seria uma grande mais-valia para a região e para o concelho de Viana do Castelo. 

Transcrevo, na integra, a foto e o texto que a VianaPescas publicou na sua página do Facebook sobre o assunto: 

A Vianapesca está a desenvolver um projecto para a construção de um Museu do Mar em Viana do Castelo, onde as novas tecnologias e investigação marinha estarão presentes. 
Estamos a preparar o projecto de engenharia e caderno de encargos para estar em condições de apresentarmos uma candidatura no novo quadro comunitário, como uma medida de interesse colectivo. 
Um estudo de mercado, preliminar, aponta para cerca de 200.000 visitantes no primeiro ano, com valores de entrada de 10,00 euros. Só o navio Gil Eannes recebe cerca de 45.000 visitantes ano, com entradas a 3,50 euros . Empregará cerca de 20 pessoas oriundas da pesca ou da classe piscatória, devidamente habilitadas. 
Será um centro de formação e estudo da fauna e flora atlântica, o oceanário virtual. Quando saímos do interior da ossada de uma embarcação em madeira com 22 metros para ver a restante exposição, colocamos uns óculos em 3D e estaremos no meio de um imenso oceanário virtual , envolvido com os peixes e algas da costa atlântica. Será um ícone nacional em termos de arquitectura, como é a Opera de Sidney ou o Guggenheim em Bilbao, de custos incomparavelmente menores, o que canalizará imensos visitantes, para além de barcos de recreio para as marinas do noroeste peninsular, o que tornará Viana num porto, “obrigatório”, das rotas atlânticas. 
Todas as faculdades ibéricas e não só, com especial relevo as de arquitectura, farão visitas de estudo, bem como todos os estudantes das escolas, primárias, preparatórias e secundarias. Como sabem a tecnologia permitirá que os jovens sintam/toquem nos peixes virtuais, os afugentem ou lhes atirem uma sardinha. Sempre que houver um gesto há uma reacção da fauna, do oceanário. Poderão também aprender a construir uma embarcação em madeira, a processar o pescado bem como receber formação sobre a segurança a bordo das embarcações. 
As empresas de aviação low coast no aeroporto Sá Carneiro, são também um elemento importante, nesta mobilidade que se vem acentuando expressivamente na Região. A grande maioria dos turistas que visitarem Portugal serão tentados a vir ao Museu do Mar e fará parte do roteiro de férias de todos os operadores turísticos. Poderá ser também o elemento impulsionador da criação de condições para que barcos de cruzeiros de média dimensão escalem o porto de Viana do Castelo. 
Será um museu, muito interactivo, com uma área dedicada ao top da investigação marinha, nas diversas áreas. 
As energias renováveis estarão presentes neste projecto, sobretudo no que concerne os fotovoltaicos que poderão alimentar em energia o edifício e o porto de pesca. 
Será um Museu com renovação constante das peças expostas. Todos os anos veremos objectos diferentes. 
A animação económica e consequentes resultados na Região serão um dos factores de maior destaque, realçando também a restauração, com incidência na dos produtos do mar e o aumento do rendimento dos pescadores. 
Este será o melhor investimento, onde o sol e praia não é o que mais vendemos na Região e custa muitas vezes menos que um estádio de futebol, seja ele o de Aveiro, Leiria ou Algarve. Será também uma obra emblemática em termos europeus. 
Estamos a desencadear os contactos com as Fundações, EDP, Oriente, Gulbenkian e Gil Eannes, a CIM do Alto Minto, com especial relevo a Camara Municipal de Viana, o Porto de Viana, Associações Empresariais e a Oceanos XXI, para que apõem esta iniciativa mas o seu apoio é um contributo muito muito importante para que possamos apresentar às forças vivas da região uma grande manifestação de interesse regional e nacional. 
Anualmente resultados líquidos do exercício reverterão a favor de um Centro Comunitário da Pesca, apoiando os pescadores e famílias com médico, enfermeiro, infantário(ocupação de tempos livres) e um Banco Alimentar para pescadores. 
Aguardamos parecer e comentários.

Vianapesca, OP – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo, CRL Edif. Vianapesca - Zona Portuária s/n - C.P.: 4900-363 Viana do Castelo Tel. +351 258 822 016 - Fax +351 258 822 015 e-mail: vianapescaop@mail.telepac.pt - Internet - http://www.vianapescaop.pt

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”