Avançar para o conteúdo principal

Romaria das Lendas - Apresentação das 10 ''Lendas do Alto Minho'' nas ruas do Centro Histórico

Dia 23 de maio, a partir das 15H00, Romaria das Lendas - Apresentação das 10 “Lendas do Alto Minho”, a realizar no Centro Histórico de Viana do Castelo. 
No dia 23 de maio, vários grupos juntam-se em Viana do Castelo para o espetáculo “Romaria das Lendas”, com a apresentação das 10 “Lendas do Alto Minho”, cujo conceito passa por uma performance pelas ruas e praças do centro histórico com excertos das apresentações feitas nos espetáculos realizados anteriormente pelos concelhos do Alto Minho. 

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a promover, em colaboração com as Comédias do Minho e o apoio do Centro Dramático de Viana - Teatro do Noroeste, um programa inédito de capacitação e criação artística contemporânea em torno das lendas da região, envolvendo a comunidade, grupos de teatro amador, coros polifónicos, ranchos e outras associações locais. Esta iniciativa, inserida no projeto CRIARTE - Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, cofinanciado pelo ON.2 - O Novo Norte, visa a valorização e promoção do potencial criativo dos agentes culturais do Alto Minho. 
Assim, em cada concelho do Alto Minho foi constituído um grupo com elementos de diferentes coletividades, que a partir de uma lenda local desenvolveu um trabalho de apropriação artística e inspiração criativa, que culminou com a montagem de dez espetáculos que foram apresentados em espaços simbólicos do território. 
O ciclo de dez espetáculos foi realizado em dois fins de semana no mês de maio, nomeadamente, de 8 a 10 de maio, nos concelhos do Vale do Minho, e de 15 a 17 de maio, nos concelhos do Vale do Lima.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Promessas para requalificar a envolvente da Capela de Santa Catarina existem há mais de vinte anos

Entretanto, os anos vão passando, e o espaço público do largo de Santa Catarina continua a degradar-se cada vez mais, estando desesperadamente a precisar de ser requalificado, de forma a devolver a dignidade a este espaço situado no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

"Viana Florida" vai encher de cor a cidade e freguesias

De 30 de abril a 31 de maio, a iniciativa "Viana Florida" é sinónimo de cor e animação. Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas prometem dinamizar a cidade de Viana do Castelo e freguesias do concelho. Do diversificado programa, destaca-se o 30 de abril, dia em que com a utilização de 40.000 flores, têm início os trabalhos de confeção dos arranjos de média dimensão na Praça da República, Praça da Liberdade, Largo Maestro José Pedro e Largo de São Domingos. Consulte o programa completo👇