Avançar para o conteúdo principal

Romaria das Lendas - Apresentação das 10 ''Lendas do Alto Minho'' nas ruas do Centro Histórico

Dia 23 de maio, a partir das 15H00, Romaria das Lendas - Apresentação das 10 “Lendas do Alto Minho”, a realizar no Centro Histórico de Viana do Castelo. 
No dia 23 de maio, vários grupos juntam-se em Viana do Castelo para o espetáculo “Romaria das Lendas”, com a apresentação das 10 “Lendas do Alto Minho”, cujo conceito passa por uma performance pelas ruas e praças do centro histórico com excertos das apresentações feitas nos espetáculos realizados anteriormente pelos concelhos do Alto Minho. 

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a promover, em colaboração com as Comédias do Minho e o apoio do Centro Dramático de Viana - Teatro do Noroeste, um programa inédito de capacitação e criação artística contemporânea em torno das lendas da região, envolvendo a comunidade, grupos de teatro amador, coros polifónicos, ranchos e outras associações locais. Esta iniciativa, inserida no projeto CRIARTE - Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, cofinanciado pelo ON.2 - O Novo Norte, visa a valorização e promoção do potencial criativo dos agentes culturais do Alto Minho. 
Assim, em cada concelho do Alto Minho foi constituído um grupo com elementos de diferentes coletividades, que a partir de uma lenda local desenvolveu um trabalho de apropriação artística e inspiração criativa, que culminou com a montagem de dez espetáculos que foram apresentados em espaços simbólicos do território. 
O ciclo de dez espetáculos foi realizado em dois fins de semana no mês de maio, nomeadamente, de 8 a 10 de maio, nos concelhos do Vale do Minho, e de 15 a 17 de maio, nos concelhos do Vale do Lima.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Viagem no Tempo

Seis postais de Viana do Castelo de Outros Tempos.

E outro jardim vianense...

Jardim das Tílias Proximidades da Basílica do Sagrado Coração de Jesus Monte de Santa Luzia Bom domingo! 📸  fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Já está disponível o programa final da Romaria d’Agonia 2026

A edição deste ano daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, decorre de 15 a 23 de agosto. Consulte o programa completo AQUI .