Avançar para o conteúdo principal

Romaria das Lendas - Apresentação das 10 ''Lendas do Alto Minho'' nas ruas do Centro Histórico

Dia 23 de maio, a partir das 15H00, Romaria das Lendas - Apresentação das 10 “Lendas do Alto Minho”, a realizar no Centro Histórico de Viana do Castelo. 
No dia 23 de maio, vários grupos juntam-se em Viana do Castelo para o espetáculo “Romaria das Lendas”, com a apresentação das 10 “Lendas do Alto Minho”, cujo conceito passa por uma performance pelas ruas e praças do centro histórico com excertos das apresentações feitas nos espetáculos realizados anteriormente pelos concelhos do Alto Minho. 

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a promover, em colaboração com as Comédias do Minho e o apoio do Centro Dramático de Viana - Teatro do Noroeste, um programa inédito de capacitação e criação artística contemporânea em torno das lendas da região, envolvendo a comunidade, grupos de teatro amador, coros polifónicos, ranchos e outras associações locais. Esta iniciativa, inserida no projeto CRIARTE - Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, cofinanciado pelo ON.2 - O Novo Norte, visa a valorização e promoção do potencial criativo dos agentes culturais do Alto Minho. 
Assim, em cada concelho do Alto Minho foi constituído um grupo com elementos de diferentes coletividades, que a partir de uma lenda local desenvolveu um trabalho de apropriação artística e inspiração criativa, que culminou com a montagem de dez espetáculos que foram apresentados em espaços simbólicos do território. 
O ciclo de dez espetáculos foi realizado em dois fins de semana no mês de maio, nomeadamente, de 8 a 10 de maio, nos concelhos do Vale do Minho, e de 15 a 17 de maio, nos concelhos do Vale do Lima.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.