Avançar para o conteúdo principal

Vianapesca inova e lança filetes de carapau fumado


Sempre a procurar coisas novas e diferentes. Depois das conservas de Filetes de Cavala, Ovas de Sardinha, Bacalhau, entre outras iguarias, embaladas em latas inspiradas no Bordado de Viana, agora é a vez da Vianapesca apostar nos filetes de carapau fumado. 
A revelação da mais recente inovação gastronómica desta cooperativa de Viana, vai ser apresentada publicamente no sábado, no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante a Mostra “100% Alto Minho”, que decorre entre os dias 29 a 31 de maio. 

Por iniciativa da Vianapesca - Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo nasceu, em 2013, a marca de conservas de peixe Vianapesca Gourmet. 
Os vinte produtos diferentes que comercializa (Filetes de Atum, Filetes de Cavala, Sardinhas, Ovas de Sardinha, Bacalhau...), são embalados em latas de formato tradicional, mas com uma imagem moderna e apelativa inspirada nos bordados de Viana do Castelo. 
As conservas Vianapesca Gourmet estão presentes em algumas lojas da especialidade de Portugal, nomeadamente em cidades como Lisboa e Viana do Castelo. Neste momento, também já exporta para o Japão, França e Alemanha, sendo o objectivo conquistar mais mercados. 
A Organização de Produtores Vianapesca, sediada em Viana do Castelo, é uma das maiores cooperativas de pesca em Portugal.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Suspensa por providência cautelar, obra do novo mercado de Viana é retomada

A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, cuja obra se encontrava temporariamente suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela associação Vian'Acorda e admitida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga, já foi retomada. A associação pretendia travar os trabalhos no local para salvaguardar achados arqueológicos. 📸 7 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Sabia que…?

Nas traseiras dos Antigos Paços do Concelho (Praça da República) existiu um edifício mandado construir por Manoel Mexia Galvão, no ano de 1698, e demolido por altura dos anos 50 do século XX? Fotografia mais recente, setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Igreja de S.Domingos em obras de conservação

Na igreja de S.Domingos, em Viana do Castelo, prosseguem as obras que visam a reabilitação do exterior nomeadamente, a substituição da cobertura e caixilharia do monumento. A intervenção na torre sineira está concluída. Este importante edifício religioso da cidade de Viana do Castelo, classificado como Monumento Nacional, foi mandado construir por São Bartolomeu dos Mártires, no século XVI. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Exposição a não perder nos Antigos Paços do Concelho

Os Antigos Paços do Concelho (Praça da República), em Viana do Castelo, são palco para a exposição "Viana à mesa (1920-1970)", patente até 31 de outubro. A entrada é livre! Através de fotografias, utensílios, receitas, ementas, notícias, publicidade, anúncios, curiosidades e muito mais, os visitantes vão poder recuar no tempo, e ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. Alguns apontamentos e destaques da exposição "Viana à mesa (1920-1970)" 👇

É sexta-feira! Bom fim de semana.

Sem planos para o fim de semana? Aproveite para conhecer ou revisitar a cidade de Viana do Castelo. 📸 9 outubro 2026 | @olharvianadocastelo