Avançar para o conteúdo principal

''A Água no Jardim'' instala-se em Ponte de Lima

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, um evento a não perder. 
Já abriu, na passada sexta-feira, 29 de maio, a 11ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, este ano subordinado ao tema "A Água no Jardim”. Estes jardins efémeros mantêm-se até 31 de outubro de 2015. 
Nem só de flores se faz um canteiro. O evento, reconhecido internacionalmente, apresenta verdadeiras obras de arte provenientes da República Checa, França, Itália, Áustria, Irlanda, Polónia, Brasil, Espanha e Portugal.
Pioneiro na Península Ibérica, este evento anual consiste na exposição de 12 jardins efémeros projetados por artistas e criadores, patentes ao público de maio a outubro de cada ano.
"Jardins do Conhecimento" é o tema do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, para a edição de 2016.

As 11 propostas selecionadas pelo júri do Festival deste ano, mais o vencedor da edição 2014, são:
(clique na imagem para ampliar e ver melhor) 

Aquário - Pedaço de Vida Subaquático / Aquarium - A Piece of Underwater Life - Polónia

Make a Wish / Make a Wish - Portugal

O Jardim do Ciclo da Água / The Water Cycle Garden - Irlanda

Reflexos Infinitos / Infinite Reflections - Áustria

H2O / H2O - Brasil

Água Domesticada / Tamed Water - República Checa

A Casa da Água / The House of Water - Espanha

Jardim dos Vendavais / Wuthering Garden - Itália

Jardim Sensorial / Sensory Garden - Portugal

Jardim FA D'EAU / The FA D'EAU Garden - França

Água, Um Ano no Jardim / Water, a Year in the Garden - Portugal

Olhar o Minho - Portugal (o jardim vencedor da edição 2014)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”