Avançar para o conteúdo principal

Câmara faz acordo de um milhão para reaver parque da Agonia


A Câmara de Viana do Castelo e a PA-Parques, concessionária do parque de estacionamento subterrâneo do Campo da Agonia, chegaram ontem a um acordo amigável para a rescisão do contrato. Esse acordo prevê o pagamento por parte da autarquia de um milhão de euros (sensivelmente o valor que o concessionário pagou pela concessão) e a transferência para o Município da exploração do equipamento com cerca de 1080 lugares. 
Segundo a autarquia, o parque deverá reabrir em finais de julho com tarifas económicas e a disponibilização de espaços para aparcamento de viaturas dos moradores da zona. 
O Parque encontra-se fechado desde dezembro de 2013, estando presentemente em obras, para colmatar defeitos de construção (infiltrações). 
O estacionamento subterrâneo do Campo d'Agonia, foi adjudicado em abril de 2008 pela sociedade VianaPolis à empresa PA-Parques, vencedora da hasta pública com a melhor proposta (900 mil euros), entre quatro concorrentes, por um prazo de 30 anos.

Comentários

  1. Saúdo efusivamente esta opção da Câmara.
    Já repetidas vezes aqui defendi que este espaço de estacionamento é fundamental para a reactivação da cidade, oferecendo lugares ou vendendo-os a baixo custo aos moradores e a quem reabilite casas no centro histórico da cidade.
    Quanto aos preços a praticar para os outros, é bom que se tenha em conta as "políticas de não proximidade" que se têm vindo a aplicar no país e que "obrigam" ao transporte privado e não se penalizem os automobilistas em todas as suas deslocações.

    ResponderEliminar
  2. Ora vamos lá dar mais uma mãozinha à PA...

    ResponderEliminar
  3. Ora como eu gostava de fazer negócios destes - vamos à experiência - se der lucro fica para mim, se não devolvo, com um bonusito pelo incómodo. Não poderia a Câmara ter ficado também com o parque da Avenida que é bem lucrativo?
    A Câmara de Ponte de Lima devolve 5 % do IRS aos cidadãos do Concelho, a de Viana entrega os meus 5 % aos investidores queridos do concelho! Embora seja politicamente mais próximo da vereação de Viana, o meu voto não voltam eles a ter ...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Corte de árvore no Jardim Público

Talvez por se encontrar com problemas, e no sentido de garantir maior segurança aos utentes do Jardim Público Marginal da cidade de Viana do Castelo, está a ser cortada uma árvore de grande porte. Neste que é o espaço verde mais antigo da cidade, datado de 1881, existem mais de 150 árvores, na sua maioria tílias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Convite a sentar…

…e contemplar o mar, no interior do Castelo de Santiago da Barra junto ao farol que começou a funcionar no ano de 1888.