Avançar para o conteúdo principal

Estudo coloca Viana no Top 25 das melhores cidades para viver, para visitar e para fazer negócios


A segunda edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, documento que avalia a performance e a atractividade dos 308 municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver), coloca Viana do Castelo no 23º lugar do Ranking Nacional (desceu 8 lugares em relação a 2014), entre os 308 municípios portugueses e no 7º lugar no Ranking Regional - Norte (desceu 3 lugares em relação a 2014), entre 86 municípios. 
O Distrito de Viana do Castelo está representado por mais dois municípios no Top 25 do Ranking Regional - Norte, Ponte de Lima em 14º lugar e Valença 24º lugar. No Ranking Nacional, Ponte de Lima ocupa a 47ª posição e Valença o 73º lugar. 

"Para elaborar este ranking, a Bloom Consulting cruza dados estatísticos que já existem, como a população, a percentagem de criação de novas empresas ou as dormidas por habitante, com as pesquisas que são feitas na internet sobre todos os 308 municípios portugueses. Essa avaliação, apelidada de Digital Demand, é a procura online que cada município regista. Foram analisadas 51 milhões de pesquisas através do estudo de 26 principais termos de pesquisa (brandtags), em cinco línguas – entre esses termos estão compras, alojamento ou praia. A essas duas dimensões junta-se ainda o desempenho de cada município na internet, quer no seu site institucional, quer nas redes sociais". 


(clique na imagem para ampliar e ver melhor)

Clique AQUI e veja o Estudo "City Brand Ranking 2015”

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As tasquinhas e os carros da Rampa

Rampa de Santa Luzia  Viana do Castelo  📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Um ano de TUViana. O balanço em números

O TUViana é o sistema de transportes urbanos de Viana do Castelo, que entrou em funcionamento no dia 23 de setembro de 2025.  No balanço de um ano de operação, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, fez um balanço “extremamente positivo”, considerando que foi “a decisão mais acertada e assertiva que o Município tomou nos últimos anos”. > Tansportou neste período, mais de 750 mil passageiros; > A média diária de passageiros, nos dias úteis, ascende a 3.000 pessoas; > Neste momento, o TUViana conta com 5.600 passes entregues; > Foi o primeiro município, a nível nacional, a ter um serviço público de transportes com uma frota exclusivamente elétrica e sustentável; > Face aos custos em crescendo dos combustíveis, a poupança estimada com o serviço TUViana pode ascender a 700 mil euros ou 1 milhão de euros por ano; > A Linha 7 (Santa Marta via Samonde) é a linha com variação média de passageiros mais elevada, transportando cerca de 450 pessoas ...

Amanhã há música no Coreto

O Coreto do Jardim D. Fernando, segundo espaço verde mais antigo da cidade, datado de 1888, vai receber amanhã sexta-feira, 25 de setembro, mais uma edição da  “À Sexta no Coreto”.  A iniciativa “À Sexta no Coreto” realiza-se na última sexta-feira de cada mês, das 18h00 às 20h00, tendo como palco o coreto do Jardim D. Fernando. Amanhã, o momento musical será assegurado pela banda vianense COISA MANSA. A organização desta atividade está a cargo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, em parceria com a Associação Oficina com Pinta. A entrada é livre. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Uma compilação de fotografias de várias zonas da cidade, da década de 60 do século XX. 📸 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!