Avançar para o conteúdo principal

Porco no espeto banido da Feira Medieval de Viana

Uma das iguarias mais apreciadas nas Feiras Medievais, o porco no espeto, proibido na edição deste ano da Feira de Viana, por razões de saúde pública (segundo a organização). 
A presença dos habituais assadores do porco no espeto, foi proibida pela Vianafestas e Câmara Municipal de Viana, entidades organizadoras do evento, face "a um conjunto de fatores registados em edições anteriores”, segundo António Cruz, diretor executivo da VianaFestas. 
Entre as razões invocadas, consta: 
- "O ano passado foram encontradas carcaças de porco a boiar no rio, na zona da marina, e também não houve cuidado, por parte dos mercadores e feirantes, de proteger o lajedo do centro histórico da gordura que cai dos assadores”; 
- "O fumo dos assadores entrava pelos estabelecimentos comerciais e, por exemplo no pronto-a-vestir, as peças ficavam a cheirar a porco assado”; 
- "Reclamações de comerciantes e moradores nas ruas do centro histórico onde decorre o certame também pesaram na decisão de proibir aquela atividade". 

Imagens destas não se vão repetir, pelo menos na edição 2015.
(nas fotos, Feira Medieval de Viana do Castelo de 2013 e 2014)




Comentários

  1. Com uma vereadora que quer mandar em td q seja festa e romaria, vai ser sempre disto ou pior...

    Esta gente esquece-se q as festas são do povo e a câmara está lá para ajudar, n para mandar.

    Enfim...

    ResponderEliminar
  2. Comprende-se perfeitamente em 1385 em plena Epoca Medieval , não havia Delegado de Sáude e outras instituições. Prejudica-se terceiros que cumprem todas as regras exigidas por lei.

    ResponderEliminar
  3. Existe uma solução!!! Impõe-se regras com aplicação de coimas a quem não cumprir! Assim continuava a haver porco no espeto e quem o preparava tinha mais cuidados!

    Agora como estamos em Viana a decisão é "Proíbe-se"!!!
    Sr. Presidente da Câmara que seja presidente com soluções em vez de ser mais um a ocupar o lugar para ter o seu ao final do mês.

    ResponderEliminar

  4. Se fosse tudo cumprido à regra , a Feira tinha de fechar .
    O melhor é ficarmos por aqui.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Viana do Castelo volta a viajar no tempo até à época medieval

A Feira Medieval de Viana do Castelo vai voltar às ruas do centro histórico da cidade de 17 a 19 de junho, após a interrupção de dois anos devido à pandemia. A Feira vai contar com um diversificado programa de animação e com a presença de artesãos e restauração. DO PROGRAMA DE ANIMAÇÃO CONSTA NOMEADAMENTE: ANIMAÇÃO ITINERANTE | CORO MEDIEVAL | ESPETÁCULO DE ABERTURA | ESPETÁCULO DE FOGO | CORTEJO DO SÉQUITO REAL | DANÇAS MEDIEVAIS | MÚSICA MEDIEVAL | MARIONETAS | JOGO DO PAU | DEMONSTRAÇÃO  DE VOO LIVRE | BANDA DE GAITEIROS | OUTORGA DO FORAL | OS GUARDAS REAIS | OFICINA DE TIARAS DE FLORES    | JOGOS MEDIEVAIS Consulte a programação completa do evento, com o local e horário de cada animação, clicando AQUI : 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo com e sem o Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Estas duas imagens não foram manipuladas, são mesmo reais. Já se percebe a mudança na paisagem. Saiu de cena o edifício de 13 andares.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Demolição completa com fim à vista

Viana do Castelo, 21 de junho de 2022, Edifício Jardim (Prédio Coutinho).