Uma das iguarias mais apreciadas nas Feiras Medievais, o porco no espeto, proibido na edição deste ano da Feira de Viana, por razões de saúde pública (segundo a organização).
A presença dos habituais assadores do porco no espeto, foi proibida pela Vianafestas e Câmara Municipal de Viana, entidades organizadoras do evento, face "a um conjunto de fatores registados em edições anteriores”, segundo António Cruz, diretor executivo da VianaFestas.
Entre as razões invocadas, consta:
- "O ano passado foram encontradas carcaças de porco a boiar no rio, na zona da marina, e também não houve cuidado, por parte dos mercadores e feirantes, de proteger o lajedo do centro histórico da gordura que cai dos assadores”;
- "O fumo dos assadores entrava pelos estabelecimentos comerciais e, por exemplo no pronto-a-vestir, as peças ficavam a cheirar a porco assado”;
- "Reclamações de comerciantes e moradores nas ruas do centro histórico onde decorre o certame também pesaram na decisão de proibir aquela atividade".
Imagens destas não se vão repetir, pelo menos na edição 2015.
(nas fotos, Feira Medieval de Viana do Castelo de 2013 e 2014)
Com uma vereadora que quer mandar em td q seja festa e romaria, vai ser sempre disto ou pior...
ResponderEliminarEsta gente esquece-se q as festas são do povo e a câmara está lá para ajudar, n para mandar.
Enfim...
Comprende-se perfeitamente em 1385 em plena Epoca Medieval , não havia Delegado de Sáude e outras instituições. Prejudica-se terceiros que cumprem todas as regras exigidas por lei.
ResponderEliminarExiste uma solução!!! Impõe-se regras com aplicação de coimas a quem não cumprir! Assim continuava a haver porco no espeto e quem o preparava tinha mais cuidados!
ResponderEliminarAgora como estamos em Viana a decisão é "Proíbe-se"!!!
Sr. Presidente da Câmara que seja presidente com soluções em vez de ser mais um a ocupar o lugar para ter o seu ao final do mês.
ResponderEliminarSe fosse tudo cumprido à regra , a Feira tinha de fechar .
O melhor é ficarmos por aqui.