Avançar para o conteúdo principal

Procissão ao mar de 1962 recriada hoje na Ribeira de Viana

A zona da Ribeira de Viana do Castelo volta hoje a engalanar-se para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A exemplo do que aconteceu em 1962, na primeira procissão ao mar que contou com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima hoje, pelas 19H30, dezenas de embarcações de pesca e de recreio, decoradas com bandeiras e flores, voltam a acompanhar a Santa ao mar e ao rio Lima, para assinalar a passagem da imagem peregrina de Fátima por Viana do Castelo. 
Recorde-se que foi essa procissão de 1962, que gerou o surgimento da tradição da procissão ao mar em honra de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos homens do mar da Ribeira de Viana do Castelo.
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está a efetuar uma peregrinação de 12 meses às dioceses portuguesas, no âmbito dos preparativos para as comemorações do centenário das aparições.
Depois de ter deixado o Santuário de Fátima, vai efetuar o seguinte percurso por Portugal: Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto, Leiria-Fátima. 
Viana do Castelo torna-se, assim, a terceira diocese a receber a imagem peregrina de Nossa Senhora.

(nas fotos, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, hoje, 
na Igreja de S. Domingos, Viana do Castelo)




(nas fotos, Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima em Viana do Castelo, no ano de 1962. 
Fotografias de Manuel da Fonte, cedidas pelo Sr. José Filgueiras)




MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.