A zona da Ribeira de Viana do Castelo volta hoje a engalanar-se para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
A exemplo do que aconteceu em 1962, na primeira procissão ao mar que contou com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima hoje, pelas 19H30, dezenas de embarcações de pesca e de recreio, decoradas com bandeiras e flores, voltam a acompanhar a Santa ao mar e ao rio Lima, para assinalar a passagem da imagem peregrina de Fátima por Viana do Castelo.
Recorde-se que foi essa procissão de 1962, que gerou o surgimento da tradição da procissão ao mar em honra de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos homens do mar da Ribeira de Viana do Castelo.
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está a efetuar uma peregrinação de 12 meses às dioceses portuguesas, no âmbito dos preparativos para as comemorações do centenário das aparições.
Depois de ter deixado o Santuário de Fátima, vai efetuar o seguinte percurso por Portugal: Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto, Leiria-Fátima.
Viana do Castelo torna-se, assim, a terceira diocese a receber a imagem peregrina de Nossa Senhora.
(nas fotos, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, hoje,
na Igreja de S. Domingos, Viana do Castelo)
(nas fotos, Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima em Viana do Castelo, no ano de 1962.
Fotografias de Manuel da Fonte, cedidas pelo Sr. José Filgueiras)