Avançar para o conteúdo principal

9 Bons motivos para vir à Romaria D'Agonia

Começou a contagem decrescente para a Romaria da Senhora D’Agonia 2015. A maior Romaria de Portugal arranca no próximo dia 20 de agosto e prolonga-se até 23 do mesmo mês. Durante quatro dias, a cidade de Viana do Castelo está em festa, com procissões, cortejo, desfiles, concertos musicais, folclore, bandas filarmónicas, fogos de artifício... Estes festejos são uma excelente oportunidade para tomar contacto com a cultura e tradições das gentes de Viana do Castelo.
Em agosto, é obrigatória a sua presença nas Festas da Senhora da Agonia. Faça como os milhares de pessoas que todos os anos passam por esta tradicional romaria.
Os vídeos em baixo, mostram 9 motivos pelos quais todos devem visitar esta cidade tão bela, para celebrar a sua "festa maior”.

(Para alterar a qualidade do vídeo, toque no ícone da roda dentada
na barra inferior do leitor de vídeo e selecione a qualidade pretendida)
Procissão ao Mar


Noite dos Tapetes da Ribeira


Revista de Gigantones


Cortejo Etnográfico


Desfile da Mordomia


Serenata



Vamos ao Festival


Festa do Traje


Procissão Solene

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Seja qual for a perspetiva, fica sempre bem!

A sua posição privilegiada, no alto do monte de Santa Luzia, faz com que a Basílica do Sagrado Coração de Jesus seja visível de vários pontos da cidade de Viana do Castelo, podendo ser fotografada de diferentes ângulos que destacam a sua imponência. 📸 Basílica do Sagrado Coração de Jesus captada a partir da praia Norte, Viana do Castelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Castelo de Santiago da Barra: esquecido, a precisar de intervenção

Classificado como imóvel de interesse público desde 1967, o Castelo ou Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, está há muito a precisar de uma intervenção. É lamentável que a um sítio tão importante na história da cidade não seja dada mais atenção. Independentemente da necessidade de uma reabilitação mais profunda, que tarda em acontecer, merece uma intervenção mais imediata, nomeadamente a remoção de vegetação das muralhas e limpeza do fosso (ver fotografias). 📸 12 maio 2026 | @olharvianadocastelo