Hoje, pela manhã, o antigo navio bacalhoeiro Creoula, foi visto a navegar ao largo de cidade de Viana do Castelo, numa viagem que tem como destino a cidade de Vigo (Espanha).
"O Creoula é um lugre de quatro mastros. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral das Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio e efectuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca. Um número a reter é o facto de o navio ter sido construído no tempo recorde de 62 dias úteis.
Teve a sua última campanha em 1973.
Em 1979 o «Creoula» foi adquirido por compra à Parceria Geral de Pescarias pela Secretaria de Estado das Pescas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, com a finalidade de nele ser instalado um museu de pesca.
Na primeira docagem levada a efeito, verificou se que o seu casco se encontrava em óptimas condições, tendo então sido deliberado que o navio se manteria a navegar e seria transformado em Navio de Treino de Mar (NTM) para apoio na formação de pescadores e possibilitar a vivência de jovens com o mar."
(in, navio “Creoula”, marinha.pt)
(clique na imagem para ampliar e ver melhor)