Avançar para o conteúdo principal

Maior ídolo do desporto vianense ganha homenagem


A cidade de Viana do Castelo presta a sua homenagem à grande atleta Manuela Machado, campeã Mundial na Maratona de Gotemburgo, em 1995. 
Com o objetivo de homenagear a ex-atleta vianense Manuela Machado pela conquista do título mundial de maratona, em Gotemburgo, em Agosto de 1995, está a realizar-se nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, em Viana do Castelo, a exposição “Manuela Machado 20 anos de campeã”, que ficará aberta para visitas até o dia 5 de agosto, precisamente a data em que ergueu o seu troféu maior ao sagrar-se Campeã do Mundo, em Gotemburgo. 
A mostra é composta por vários testemunhos materiais da cultura desportiva da atleta, nomeadamente: 
- Fotografias, equipamentos, principais medalhas, entre elas a de ouro do Campeonato do Mundo de Maratona, Gotemburgo 1995, taças e troféus, bem como condecorações oficiais, de âmbito nacional e internacional. 

MANUELA MACHADO é uma das figuras mais importantes da história do atletismo português.


"Maria Manuela Castro Machado, nasceu na freguesia de Cardielos, Viana do Castelo, em 9 de agosto de 1963. 

Iniciou a sua brilhante carreira, no Grupo Desportivo do Montinho-Meadela, no ano de 1982. Em representação do Sporting Clube de Braga, foi oito vezes Campeã Nacional de Corta Mato, doze vezes Campeã da Europa de clubes, três vezes Campeã Nacional de Estrada e sete vezes Campeã Europeia de Estrada. 

Na seleção Nacional foi atleta internacional na Maratona, destacando-se os títulos individuais de Campeã da Europa, Helsínquia 1994 e Campeã do Mundo, Gotemburgo 1995. 

Entre outros títulos individuais, foi Campeã Nacional de Maratona - 1993 e campeã de Estrada - 1998 e, vencedora da Meia Maratona de Macau - 1995, Meia Maratona Big Boy - 1995 Pittsburg (USA), Meia Maratona de Negoya (Japão) - 1997, Half Marathon AVON Central Park - New York - 1998. 

Atleta Olímpica em 1992 - Barcelona, 1996 - Atlanta e 2000 - Sidney. Em 1 de janeiro de 1995, a Câmara Municipal de Viana do Castelo atribui-lhe o título de “Cidadã de Mérito”. 

Manuela Machado foi diversas vezes condecorada pelo governo português: a 9 de junho de 1995 foi feita Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a 6 de outubro de 1998 foi feita Grã-Cruz da Ordem do Mérito. 

Em 1998 foi eleita a melhor atleta ibero-americana, tendo recebido a taça no palácio de Espanha dada pelo rei Juan Carlos."

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Loja da Fábrica da Louça Regional de Viana volta a abrir este fim de semana

Desde junho de 2026, que centenas de pessoas já passaram pela loja da Fábrica da Louça Regional de Viana, situada na Rua da Fábrica, Meadela, Viana do Castelo, para adquirir peças desta emblemática louça. Recorde-se que esta fábrica encerrou e deixou de produzir desde 2006, tendo em stock ainda cerca de um milhão de peças que os atuais proprietários estão a tentar vender. Para o efeito, desde junho deste ano que abrem a loja um fim de semana por mês, até esgotar o stock. Este fim de semana, volta a abrir portas este sábado, dia 3, das 14h00 às 19h00 e no domingo, dia 4, das 10h00 às 13h00. Aproveite o fim de semana e passe por lá!  📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos. Reconhece estes lugares?

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Estas fotografias antigas de Viana do Castelo mostram-nos como eram as ruas e as vistas de algumas zonas da cidade. A cidade transformou-se, cresceu, ganhou novos contornos. Consegue encontrar as diferenças? 

Igreja de S.Domingos em obras de conservação

Na igreja de S.Domingos, em Viana do Castelo, prosseguem as obras que visam a reabilitação do exterior nomeadamente, a substituição da cobertura e caixilharia do monumento. A intervenção na torre sineira está concluída. Este importante edifício religioso da cidade de Viana do Castelo, classificado como Monumento Nacional, foi mandado construir por São Bartolomeu dos Mártires, no século XVI. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...

Sabia que…?

Nas traseiras dos Antigos Paços do Concelho (Praça da República) existiu um edifício mandado construir por Manoel Mexia Galvão, no ano de 1698, e demolido por altura dos anos 50 do século XX? Fotografia mais recente, setembro 2026 | @olharvianadocastelo