Avançar para o conteúdo principal

Um olhar por algumas obras em curso na cidade

Nos meus passeios diários, vou presenciando o desenvolvimento de alguns trabalhos que estão a decorrer em vários pontos da cidade de Viana do Castelo. 
Através destas fotos veja como estão algumas dessas obras: 

(clique nas imagens para ampliar e ver melhor)

- Reabilitação da zona junto às instalações dos Pilotos de Viana.


- Percurso pedonal e ciclável que está a ser construído junto ao litoral de Viana do Castelo, no acesso existente na primeira linha de costa entre o Forte da Praia Norte e o Portinho do Lumiar (Areosa), numa extensão de 4,4 quilómetros.


- Reabilitação da envolvente do Convento de São Domingos, nomeadamente as ruas Frei Bartolomeu dos Mártires/Cónego Borlido.




- Reabilitação do Largo Vasco da Gama, no centro histórico da cidade.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.