Avançar para o conteúdo principal

Município de Viana não aceitou licenciar tourada

A antiga praça de touros de Viana do Castelo, inaugurada em 1948, foi comprada, em 2008, por pouco mais de cinco mil euros, pelo Município de Viana que, em 2009, fez história ao transformar Viana na primeira "cidade antitouradas" de Portugal.

A Câmara de Viana do Castelo indeferiu o pedido de instalação de uma arena amovível, na Areosa, para uma tourada naquela cidade, que em 2009 aboliu este tipo de espetáculo, alegando "incumprimento" de vários regimes de ordenamento do território. 
De acordo com o documento, a que a agência Lusa teve hoje acesso, a autarquia alegou "o incumprimento dos regimes da Reserva Ecológica Nacional (REN), da Reserva Agrícola Nacional (RAN), do Plano Diretor Municipal (PDM), da Rede Natura 2000, e do Plano Ordenamento Costeiro (POC), entre Caminha e Espinho". 
No indeferimento, a Câmara da capital do Alto Minho, liderada pelo socialista José Maria Costa, adiantou que o terreno em causa, "está em perímetro de emparcelamento da Areosa, Carreço e Afife".
"Na consciência de que é a melhor solução de forma a salvaguardar o interesse público, proteger o coberto vegetal e solo arável do terreno que, com a ocupação pretendida, ficaria irremediavelmente afetado", lê-se no documento. 
Contactado pela Lusa, o porta-voz do movimento "Vianenses pela Liberdade", que entregou, no passado dia 06, naquela autarquia, um pedido de licenciamento para uma tourada dia 23 de agosto afirmou "não ter tido ainda conhecimento oficial da decisão. 
José Carlos Durães afirmou que "receber o indeferimento da Câmara vai recorrer à justiça". 
"Como tem acontecido nos anos anteriores vamos interpor uma providência cautelar junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga", disse, lamentando que "o presidente da Câmara ainda não se tenha convencido de que não tem razão". 
O grupo de aficionados foi criado em 2009, depois de a câmara local ter aprovado, por proposta da maioria socialista, uma declaração afirmando Viana como "antitouradas", prevendo não autorizar qualquer evento deste género em terrenos públicos ou privados, desde que tal dependesse de decisão do município. 
O pedido de licenciamento apresentado por aquele grupo de aficionados prevê a instalação de uma praça de toiros amovível, num terreno privado situado na veiga da Areosa, nas proximidades do local onde, em 2012, decorreu a primeira tourada, na primeira cidade "antitouradas" do país. 
O cartel da corrida, anunciada para dia 23, às 17:30, integra os cavaleiros Rui Salvador, Marco José, Ana Batista, António Brito Pais, João Moura Caetano, e Joaquim Brito Pais, com a participação dos forcados de Santarém. 
Serão lidados seis touros, três da ganadaria de Paulo Caetano e os restantes de Brito Pais. 
A organização vai ainda realizar, no dia 22, véspera da corrida, uma venda de livros, junto à praça amovível que servirá de palco à corrida de touros. No dia da tourada, entre as 11:00 e as 12:00 os cavaleiros irão participar numa sessão de fotografia e autógrafos. 
Entre 17 e 23 de agosto, o grupo de aficionados prevê realizar de uma exposição, ainda sem local definido, de cartéis de corridas de touros realizadas na cidade, sendo que o mais antigo data de 1935.
A acontecer será a quarta tourada a decorrer em Viana, e a segunda a ser organizada pelo movimento local. Em 2012 e 2013 as touradas foram promovidas pela Prótoiro, federação de associações taurinas. 
Nas redes sociais, um grupo local antitouradas está a mobilizar a população para uma caminhada a realizar na cidade, no sábado, 15 de agosto, entre as 13:00 e as 15:00.

Notícia da Agência LUSA (13.08.2015)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Adjudicada empreitada para construção da “CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL”

Segundo informação publicada no Portal Base (Contratos Públicos Online), a Câmara Municipal de Viana do Castelo adjudicou, em 30 setembro de 2020, pelo montante de € 781.505,16, a que acresce o I.V.A. à taxa legal, a empreitada da "CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO”, com o prazo de execução de 210 dias. A nova Casa Mortuária irá situar-se na Avenida Capitão Gaspar de Castro, nos terrenos do Horto Municipal, aproveitando a proximidade ao Cemitério existente. A construção, com uma área bruta de 561,70 m2 integra, nomeadamente, quatro salas mortuárias, áreas sanitárias, salas de família e sala de apoio.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

“Banhos Quentes” - Publicidade de outros tempos

Ao folhear uma publicação já com algumas dezenas de anos, deparei-me com esta publicidade ao Balneário dos “Banhos Quentes da Praia Norte”, que se situava na extinta Av. da Praia Norte, absorvida pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.  Este Balneário faz parte das minhas memórias e recordações de tempos passados.  Devido à concentração de iodo nas águas da Praia Norte, estas instalações apelidadas de “Banhos Quentes” (em que a água do mar depois de aquecida era aproveitada para banhos e inalações, como uma forma de terapia e relaxamento), eram muito procuradas por pessoas da região do Alto Minho e da vizinha Galiza. Muitas delas chegavam a dormir, no chão, em casas de pescadores, principalmente naquelas junto ao Campo da Agonia.  É pena que o desinteresse e decadência ditassem o fim desta atividade em Viana do Castelo.  Li há pouco tempo na imprensa, que existe um projeto aprovado, para a instalação junto à Praia Norte, de um Centro de Talassoterapia...

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)