Avançar para o conteúdo principal

Município de Viana não aceitou licenciar tourada

A antiga praça de touros de Viana do Castelo, inaugurada em 1948, foi comprada, em 2008, por pouco mais de cinco mil euros, pelo Município de Viana que, em 2009, fez história ao transformar Viana na primeira "cidade antitouradas" de Portugal.

A Câmara de Viana do Castelo indeferiu o pedido de instalação de uma arena amovível, na Areosa, para uma tourada naquela cidade, que em 2009 aboliu este tipo de espetáculo, alegando "incumprimento" de vários regimes de ordenamento do território. 
De acordo com o documento, a que a agência Lusa teve hoje acesso, a autarquia alegou "o incumprimento dos regimes da Reserva Ecológica Nacional (REN), da Reserva Agrícola Nacional (RAN), do Plano Diretor Municipal (PDM), da Rede Natura 2000, e do Plano Ordenamento Costeiro (POC), entre Caminha e Espinho". 
No indeferimento, a Câmara da capital do Alto Minho, liderada pelo socialista José Maria Costa, adiantou que o terreno em causa, "está em perímetro de emparcelamento da Areosa, Carreço e Afife".
"Na consciência de que é a melhor solução de forma a salvaguardar o interesse público, proteger o coberto vegetal e solo arável do terreno que, com a ocupação pretendida, ficaria irremediavelmente afetado", lê-se no documento. 
Contactado pela Lusa, o porta-voz do movimento "Vianenses pela Liberdade", que entregou, no passado dia 06, naquela autarquia, um pedido de licenciamento para uma tourada dia 23 de agosto afirmou "não ter tido ainda conhecimento oficial da decisão. 
José Carlos Durães afirmou que "receber o indeferimento da Câmara vai recorrer à justiça". 
"Como tem acontecido nos anos anteriores vamos interpor uma providência cautelar junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga", disse, lamentando que "o presidente da Câmara ainda não se tenha convencido de que não tem razão". 
O grupo de aficionados foi criado em 2009, depois de a câmara local ter aprovado, por proposta da maioria socialista, uma declaração afirmando Viana como "antitouradas", prevendo não autorizar qualquer evento deste género em terrenos públicos ou privados, desde que tal dependesse de decisão do município. 
O pedido de licenciamento apresentado por aquele grupo de aficionados prevê a instalação de uma praça de toiros amovível, num terreno privado situado na veiga da Areosa, nas proximidades do local onde, em 2012, decorreu a primeira tourada, na primeira cidade "antitouradas" do país. 
O cartel da corrida, anunciada para dia 23, às 17:30, integra os cavaleiros Rui Salvador, Marco José, Ana Batista, António Brito Pais, João Moura Caetano, e Joaquim Brito Pais, com a participação dos forcados de Santarém. 
Serão lidados seis touros, três da ganadaria de Paulo Caetano e os restantes de Brito Pais. 
A organização vai ainda realizar, no dia 22, véspera da corrida, uma venda de livros, junto à praça amovível que servirá de palco à corrida de touros. No dia da tourada, entre as 11:00 e as 12:00 os cavaleiros irão participar numa sessão de fotografia e autógrafos. 
Entre 17 e 23 de agosto, o grupo de aficionados prevê realizar de uma exposição, ainda sem local definido, de cartéis de corridas de touros realizadas na cidade, sendo que o mais antigo data de 1935.
A acontecer será a quarta tourada a decorrer em Viana, e a segunda a ser organizada pelo movimento local. Em 2012 e 2013 as touradas foram promovidas pela Prótoiro, federação de associações taurinas. 
Nas redes sociais, um grupo local antitouradas está a mobilizar a população para uma caminhada a realizar na cidade, no sábado, 15 de agosto, entre as 13:00 e as 15:00.

Notícia da Agência LUSA (13.08.2015)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.