Avançar para o conteúdo principal

Tradições, Folclore, Música e Exposição para ver este sábado em Viana


Se está sem compromisso para o próximo sábado, dia 3 de outubro e quiser aproveitar bem o tempo, pode escolher entre estas 4 sugestões: Feirão das Vindimas, Desfolhada ao Vivo, Festival de Tunas Femininas e Exposição. 
Venha até Viana do Castelo e aproveite o seu Fim-de-Semana da melhor forma! 


Feirão das Vindimas 
Terá lugar na Praça da República, no dia 3 de outubro, das 10h00 às 13h00, com a venda de produtos regionais e exibições das danças e cantares do Grupo Etnográfico da Areosa e Grupo Folclórico Danças e Cantares de Perre. 


Desfolhada ao Vivo 
O Largo de S. Domingos, em Viana do Castelo vai ser o palco este sábado, dia 3 de outubro, pelas 21h30, de uma recriação da tradicional desfolhada do milho, com o propósito de dar a conhecer, em especial aos mais jovens, os usos e costumes do passado (ainda não muito distante). 
Este evento está inserido nas comemorações do 75º aniversário do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo). 


Luzias - VI Festival de Tunas Femininas 
Sábado, dia 3 de outubro, no Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo, às 21h00, ocorrerá o Festival de Tunas Femininas. Organizado pela Tunice, tuna feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Luzias, Festival de Tunas Femininas, terá a concurso as seguintes tunas: Legistuna, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, a TFENFP, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a Lusitana, da Universidade Lusíada de Lisboa, e a Feminis Ferventis, da Universidade do Algarve. 
Extraconcurso atuará a HINOPORTUNA – Tuna Académica do IPVC e a TUNICE – Tuna Académica Feminina do IPVC. 


Exposição do artista Belga Dacos 
De 3 a 31 de outubro, estará patente a Exposição do artista Belga Dacos, nos Antigos Paços do Concelho - Piso 0 (Praça da República - Viana do Castelo), promovida pela Fundação Bienal de Cerveira. Inauguração dia 3 de outubro, às 10h00.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As tasquinhas e os carros da Rampa

Rampa de Santa Luzia  Viana do Castelo  📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a “EXPOSIÇÃO DE TRAJES - Vestir Reciclado”?

Uma oportunidade para ver os trajes de tecidos reciclados que foram exibidos no Concurso Vestir Reciclado, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, numa iniciativa da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.  Para ver nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), até 27 de setembro. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Uma compilação de fotografias de várias zonas da cidade, da década de 60 do século XX. 📸 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Hoje é dia de Feirão!

Praça da República, Viana do Castelo. Todos os sábados de maio a setembro, das 10h00 às 13h00. 📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...