Avançar para o conteúdo principal

Tradições, Folclore, Música e Exposição para ver este sábado em Viana


Se está sem compromisso para o próximo sábado, dia 3 de outubro e quiser aproveitar bem o tempo, pode escolher entre estas 4 sugestões: Feirão das Vindimas, Desfolhada ao Vivo, Festival de Tunas Femininas e Exposição. 
Venha até Viana do Castelo e aproveite o seu Fim-de-Semana da melhor forma! 


Feirão das Vindimas 
Terá lugar na Praça da República, no dia 3 de outubro, das 10h00 às 13h00, com a venda de produtos regionais e exibições das danças e cantares do Grupo Etnográfico da Areosa e Grupo Folclórico Danças e Cantares de Perre. 


Desfolhada ao Vivo 
O Largo de S. Domingos, em Viana do Castelo vai ser o palco este sábado, dia 3 de outubro, pelas 21h30, de uma recriação da tradicional desfolhada do milho, com o propósito de dar a conhecer, em especial aos mais jovens, os usos e costumes do passado (ainda não muito distante). 
Este evento está inserido nas comemorações do 75º aniversário do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo). 


Luzias - VI Festival de Tunas Femininas 
Sábado, dia 3 de outubro, no Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo, às 21h00, ocorrerá o Festival de Tunas Femininas. Organizado pela Tunice, tuna feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Luzias, Festival de Tunas Femininas, terá a concurso as seguintes tunas: Legistuna, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, a TFENFP, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a Lusitana, da Universidade Lusíada de Lisboa, e a Feminis Ferventis, da Universidade do Algarve. 
Extraconcurso atuará a HINOPORTUNA – Tuna Académica do IPVC e a TUNICE – Tuna Académica Feminina do IPVC. 


Exposição do artista Belga Dacos 
De 3 a 31 de outubro, estará patente a Exposição do artista Belga Dacos, nos Antigos Paços do Concelho - Piso 0 (Praça da República - Viana do Castelo), promovida pela Fundação Bienal de Cerveira. Inauguração dia 3 de outubro, às 10h00.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo tem 9 praias com Qualidade de Ouro

Praia do Cabedelo (Viana do Castelo) Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua, Norte e Paçô, são as nove praias do concelho de Viana do Castelo que a Quercus classificou ontem com “Qualidade de ouro 2016”. A nível nacional, são 382 as praias distinguidas na avaliação da associação ambiental - mais 68 do que no ano passado.  Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água das praias tem que ter uma qualidade EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015.  O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água. Conheça as 382 praias com "qualidade de ouro" em 2016, clicando AQUI .

É o fim do Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Hoje, 01 JUL 2022, desaparece definitivamente do Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo.

O Desfile da Mordomia na Romaria d’Agonia

O Desfile da Mordomia é um dos momentos de maior destaque naquela que é considerada a Rainha das Romarias de Portugal. Depois de dois anos de ausência daquele número devido à pandemia, na Romaria d’Agonia 2022 é esperado um recorde de participações. Cerca de 800 mordomas (número máximo aceite pela organização) irão estar no desfile que vai decorrer no dia 18 de agosto. Em 2019 participaram no desfile 619 mordomas. O Desfile da Mordomia é considerado a maior montra de trajes e ouro ao ar livre do país. No deste ano, estima-se que o valor total do ouro que as 800 mordomas vão usar (2,5 quilogramas, em média, cada uma), calculado com base no preço atual, atinja os 94 milhões de euros.

Há imenso lixo no porto de pesca de Viana do Castelo

O lixo que se vê nestas imagens não passa de uma amostra, tal é a quantidade de lixo existente em vários pontos do porto de pesca de Viana do Castelo. Esta preocupante realidade parece não incomodar os responsáveis por aquela infraestrutura, pois nada têm feito para a sua remoção.