Avançar para o conteúdo principal

Tradições, Folclore, Música e Exposição para ver este sábado em Viana


Se está sem compromisso para o próximo sábado, dia 3 de outubro e quiser aproveitar bem o tempo, pode escolher entre estas 4 sugestões: Feirão das Vindimas, Desfolhada ao Vivo, Festival de Tunas Femininas e Exposição. 
Venha até Viana do Castelo e aproveite o seu Fim-de-Semana da melhor forma! 


Feirão das Vindimas 
Terá lugar na Praça da República, no dia 3 de outubro, das 10h00 às 13h00, com a venda de produtos regionais e exibições das danças e cantares do Grupo Etnográfico da Areosa e Grupo Folclórico Danças e Cantares de Perre. 


Desfolhada ao Vivo 
O Largo de S. Domingos, em Viana do Castelo vai ser o palco este sábado, dia 3 de outubro, pelas 21h30, de uma recriação da tradicional desfolhada do milho, com o propósito de dar a conhecer, em especial aos mais jovens, os usos e costumes do passado (ainda não muito distante). 
Este evento está inserido nas comemorações do 75º aniversário do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo). 


Luzias - VI Festival de Tunas Femininas 
Sábado, dia 3 de outubro, no Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo, às 21h00, ocorrerá o Festival de Tunas Femininas. Organizado pela Tunice, tuna feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Luzias, Festival de Tunas Femininas, terá a concurso as seguintes tunas: Legistuna, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, a TFENFP, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a Lusitana, da Universidade Lusíada de Lisboa, e a Feminis Ferventis, da Universidade do Algarve. 
Extraconcurso atuará a HINOPORTUNA – Tuna Académica do IPVC e a TUNICE – Tuna Académica Feminina do IPVC. 


Exposição do artista Belga Dacos 
De 3 a 31 de outubro, estará patente a Exposição do artista Belga Dacos, nos Antigos Paços do Concelho - Piso 0 (Praça da República - Viana do Castelo), promovida pela Fundação Bienal de Cerveira. Inauguração dia 3 de outubro, às 10h00.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”