Avançar para o conteúdo principal

3 coisas para ver em Viana


Exposição, teatro e espetáculo musical, são algumas das sugestões para o mês de outubro, na cidade de Viana do Castelo.

Tudo para o casamento em exposição na VIANA NOIVOS 
A Viana Noivos 2015, realiza-se nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro Cultural de Viana do Castelo. A iniciativa vai reunir num só espaço, empresas dos mais diversos sectores de atividade relacionados com o casamento (fotógrafos, brindes, beleza, decoração, animação, florista, vestidos de noiva…).
Não deixe de fazer uma visita a esta exposição, pois talvez encontre uma resposta que torne o dia mais especial da sua vida num momento simplesmente memorável.
Este tipo de eventos, são uma excelente oportunidade para aqueles que estão a planear o seu casamento ou pensam em casar e procuram ideias e novidades de, em apenas um fim-de-semana, ver resolvidas muitas das questões que os preocupam.
O espaço estará aberto ao público no sábado, dia 10, das 14h30 às 24h00 horas, e no domingo, dia 11, das 14h00 às 20h00h.

CDV apresenta “Pequenas Peças Desoladas” 
O Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo, vai receber o espetáculo "Pequenas Peças Desoladas”, que será apresentado pelo Centro Dramático de Viana de 15 a 31 de outubro, de quarta a sábado, às 21h30.
Esta peça de teatro, representada por Adriel Filipe, Ana Perfeito, Elisabete Pinto e Tiago Fernandes tem a encenação de Guillermo Heras e Ricardo Simões.

Resistência no Centro Cultural de Viana 
A banda Resistência, uma das mais emblemáticas formações da música portuguesa da primeira metade dos anos 90, responsável por alguns inesquecíveis sucessos, vai atuar no Centro Cultural de Viana do Castelo, a 31 de outubro,às 22h00.
O supergrupo, que inclui Tim, Olavo Bilac, Miguel Ângelo e Pedro Ayres Magalhães, vai apresentar neste concerto em Viana, temas incluídos no seu último disco (2014) mas também êxitos antigos.
Os bilhetes para o espetáculo estão à venda nos locais habituais e custam 15,00 euros.

PUBLICAÇÕES MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Hoje houve "Jornadas Populares pela Habitação" na Praça da República

Neste sábado, 31 de outubro, a Praça da República, em Viana do Castelo, recebeu as "Jornadas Populares pela Habitação", promovidas pelo ManifestAM - Movimento Cívico Apartidário do Alto Minho, em defesa do direito à habitação no Alto Minho. 📸 31 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Será que é desta que Viana do Castelo vai ter um novo Mercado?

Recorde-se que desde 2000, que o assunto anda a ser falado. A construção do mercado no lugar do Edifício Jardim (mais conhecido por prédio Coutinho), foi sendo adiada devido a sucessivas providências cautelares e recursos nos tribunais, apresentados por moradores. A demolição do prédio Coutinho, de 13 andares, foi concretizada no ano de 2022. A empreitada de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo no lugar do prédio Coutinho, começou em setembro de 2025. O início da obra pôs a descoberto vestígios arqueológicos do antigo convento de São Bento (século XVI). Após uma curta paragem, a obra prosseguiu normalmente, em paralelo com os trabalhos arqueológicos. Entretanto, a obra foi novamente suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela associação Vian'Acorda e admitida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga. A associação pretendia travar os trabalhos no local para salvaguardar achados arqueológicos. Em outubro de 2026, o tribunal levantou a su...

BALANÇUELA SEGUNDO em doca seca à espera de ser reabilitado

O velhinho rebocador “BALANÇUELA SEGUNDO” já se encontra na Doca Seca Eng° Duarte Pacheco, dos estaleiros da MetaloRep - Construção e Reparação Naval, em Viana do Castelo, onde vai receber intervenções de reabilitação.  Este centenário rebocador, doado pela empresa TINITA – Transportes e Reboques Marítimos, S.A., ao Município de Viana do Castelo, vai ser reabilitado, para ficar em condições de ser exposto no espaço público, à disposição dos vianenses e visitantes, numa perspetiva de visitação ou simplesmente contemplação. O rebocador Balançuela Segundo foi construído num estaleiro da Alemanha em 1908. Em 1969 foi adquirido pela empresa TINITA, para prestar serviço no porto de Lisboa, sendo mais tarde transferido para o porto de Viana do Castelo, onde rebocou centenas de navios durante décadas, e acabou a sua vida útil. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Já se sabe quando vão ser ligadas as luzes de Natal em Viana do Castelo

Além do dia e hora da inauguração da iluminação de Natal, foram revelados os horários dos espetáculos multimédia na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e Largo de S. Domingos. A data oficial para ligar as iluminações de Natal em Viana do Castelo está marcada para o dia 7 de novembro de 2026, sábado, às 18h00. Como novidades, este ano haverá espetáculos multimédia com luz e som, ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, e o Largo de S. Domingos terá instalada uma árvore de Natal gigante, igualmente com espetáculos multimédia diários. HORÁRIOS DOS ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA : Av. dos Combatentes da Grande Guerra DOMINGO A QUINTA-FEIRA 18h - 19h - 20h - 21h - 22h SEXTA-FEIRA E SÁBADO 18h - 19h - 20h - 21h - 22h - 23h - 00h Árvore de Natal Largo de S. Domingos DOMINGO A QUINTA-FEIRA 18h30 até às 21h30 SEXTA-FEIRA E SÁBADO Até às 23h30 📸 anos 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025 | Avenida dos Combatentes da Grande Guerra | @olharvianadocastelo

Dias de Todos os Santos e de Finados, os dias em que os cemitérios se enchem de pessoas para homenagear os mortos

Repetindo um ritual, a 1 de novembro, é celebrado todos os anos pela Igreja Católica o Dia de Todos os Santos com o intuito de evocar a memória de todos os santos e mártires. No entanto, é neste dia que por ser feriado, véspera do dia de Finados, muitos antecipam a ida ao cemitério para prestarem homenagem a familiares e amigos já falecidos. É a oportunidade para que centenas de pessoas cumpram a tradição de limpar as campas, encher as jarras de flores, acender uma vela e rezar junto dos túmulos dos seus entes queridos. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31)