Avançar para o conteúdo principal

Pastelarias há muitas… mas duas de Viana são as melhores de Portugal


A "especialidade da casa mais original" da Confeitaria A Brasileira, a mais antiga confeitaria da cidade de Viana do Castelo, fundada no dia 22 de Março de 1902, e as “torradas mais estaladiças e saborosas” da Doce Giesta, também de Viana do Castelo, foram consideradas as melhores pastelarias de Portugal nas respetivas categorias, pelo júri do concurso “A minha Pastelaria”. Este concurso, organizado pela Compal, tinha como objectivo dar visibilidade às melhores pastelarias de Portugal, valorizando os bons exemplos, a qualidade dos produtos, a decoração e o atendimento. 
Foram centenas as candidaturas de pastelarias de vários pontos do país. Ao júri coube a tarefa de seleccionar apenas 10 pastelarias por cada uma das 8 categorias a concurso e depois visitá-las a todas de Norte a Sul do País. Depois da visita às 80 pastelarias seleccionadas, o júri seleccionou as 40 pastelarias finalistas (5 por cada uma das 8 categorias). As 40 finalistas foram sujeitas à votação do público de 5 a 15 de Outubro. Os 8 vencedores, um por categoria, são o resultado da votação do público e do Júri. 
Parabéns aos vencedores!


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.