Avançar para o conteúdo principal

Câmara isenta de IMT empreendimento turístico de 4 milhões

A Câmara de Viana do Castelo acaba de aprovar, com o voto contra dos vereadores do PSD e da CDU, a isenção do pagamento do Imposto Municipal de Transações (IMT), estimado em 50 mil euros, para complexo turístico a construir no Cabedelo.
O presidente da Câmara justificou esta isenção com “o grande investimento que o promotor vai fazer”, e pelo facto do empreendimento “ser estruturante e ir ao encontro das grandes linhas estratégicas do concelho, como sejam a afirmação da cidade como capital da náutica, a promoção dos desportos náuticos, e a atração de muitos turistas do norte e centro da Europa”.
O empreendimento turístico a construir, de quatro estrelas, está orçado em cerca de quatro milhões de euros. Constituído por cerca de 50 unidades de alojamento (bungalows e quartos), será totalmente construído com produtos naturais, em madeira. O projeto é da autoria do arquiteto Carlos Castanheiro.
Os terrenos, com uma área de 13.400 metros quadrados terão uma zona edificável máxima de 30%.
Está previsto que os trabalhos comecem no primeiro semestre de 2016 para estar concluído no início de 2017.


MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Já abriu o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo

A espera foi longa, mas hoje, finalmente, o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo (PEUVC)  abriu sem restrições!  Com cerca de 20 hectares, o PEUVC foi inaugurado em março de 2008 (desde então recebia apenas visitas guiadas para grupos), passa a estar aberto ao público em geral a partir de hoje, 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente. Localizado na margem direita do rio Lima, o PEUVC é diariamente alimentado pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente. É um espaço preparado para atividades de recreio e lazer, de educação ambiental e conservação da natureza, integrado no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA). Espaço muito agradável. Vale a pena a visita. HORÁRIO  21 DE MARÇO a 20 DE SETEMBRO  08H00 / 20H00 TERÇA-FEIRA a DOMINGO  21 DE SETEMBRO a 20 DE MARÇO  09H00 / 17H00 TERÇA-FEIRA a DOMINGO ENCERRADO SEGUNDA-FEIRA  1 DE JANEIRO  DOMINGO DE PÁSCOA  1 DE MAIO  25 DE DEZEMBRO  A ENTRADA É GRATUITA

Centro histórico com novo bar

No final da tarde desta sexta-feira, na rua do Poço, Viana do Castelo. Acabou de abrir portas um novo bar, o "Bar Bernard", no centro histórico da cidade.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma