Avançar para o conteúdo principal

Mercados e Feiras de Natal: há vida para além do centro comercial


Se é daqueles que não gosta de andar metido em centros comerciais, e acha que passear por mercados e feiras tem mais magia, Viana do Castelo oferece nesta altura do ano um “Feirão de Natal” no dia 12 de dezembro e um “Mercado à Mão de Natal”, nos dias 18 a 23 de dezembro, onde pode encontrar presentes de Natal com alguma originalidade. 

FEIRÃO DE NATAL
O Mercado Municipal de Viana do Castelo recebe no dia 12 de dezembro, entre 10 horas e as 13 horas, um Feirão do Natal com atividades e produtos relacionados com a época natalícia. 
O programa, especialmente vocacionado para as famílias, integra:
- Feirão de Produtos Agrícolas e Biológicos;
- Atividades para crianças com Mini Feirão para vendedores de Palmo e Meio (Inscrições a partir de 1 de dezembro. Participação gratuita, mas obrigatória através do email: marketing@cm-viana-castelo.pt. Lotação limitada de 40 lugares); 
- Concurso “Pinheirinho das Escolas”; 
- Fábrica de Chocolate para Pais e Filhos; 
- Passeios de Charrete e Volteio de Póneis (implica a compra no valor mínimo de 3€ ou aquisição de 1 cabaz 5kg=5€, disponível no dia em todos os expositores do Mercado Municipal); 
- Os Duendes vão ao Mercado; 
- Espetáculo de Magia “Quase Quatro”… e muita animação.  

MERCADO À MÃO DE NATAL
Mercado à Mão de Natal é uma feira de artesanato e manualidades que vai decorrer em Viana do Castelo. Dentro do espírito natalício é uma oportunidade de comprar prendas de Natal artesanais. 
É mais uma ideia para fazer as últimas compras de Natal.  
O "Mercado à Mão de Natal" decorrerá de 18 a 24 de dezembro, na Praça da República, com os seguintes horários: 
Dias 18 e 19 - 9h30 às 24h00 
Dias 20 a 23 - 9h30 às 19h00 
Dia 24 - 9h30 às 13h00

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Estátua do Caramuru já mora na Praia Norte

A estátua do Caramuru foi retirada no passado mês de maio do local onde se encontrava há dez anos, na Praça do República, e acaba de ser colocada na Praia Norte junto ao restaurante Scala. As operações decorreram durante a tarde desta quinta-feira. O conjunto escultórico composto por duas figuras, Caramuru e sua esposa Paraguaçu, fundido a bronze com cinco metros de altura, foi inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009. Desde o dia da sua inauguração que a polémica estátua é alvo das críticas da população, devido à dimensão e enquadramento arquitetónico no local mais nobre da cidade. Depois de tanta contestação, o Caramuru conhece novos horizontes. A escultura destinada a homenagear o Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, navegador natural de Viana do Castelo que naufragou no Brasil em 1508, foi encomendada pela Câmara de Viana ao mestre José Rodrigues. QUEM FOI CARAMURU?    “Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, foi um destemido navega...

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.