Avançar para o conteúdo principal

Espuma densa aparece em praia de Viana

Uma espuma espessa e amarelada tomou conta, no início desta semana, da Praia do Lumiar, em Carreço (Viana do Castelo). A grande quantidade de espuma e a aparência pouco atraente, chamou a atenção de quem passava pela praia. 
Quais os motivos que teriam provocado tal espuma? Poluição provocada pela ação humana ou algum fenómeno natural?

(clique na imagem para ampliar)







Comentários

  1. há duas semanas atrás essa espuma já lá andava!

    ResponderEliminar
  2. Na praia norte acontece muitas vezes e ninguém quer saber,a seguir vem um rico cheirinho que qualquer pessoa que tenha nariz sabe identificar.Ainda bem que tirou fotos envie-as para as autoridades competentes e vai ver como funcionam tipo Avestruz cabeça enterrada na areia.

    ResponderEliminar
  3. Esta espuma é natural e recorrente. Resulta de vários dias de ondulação constante e forte, que provoca a decomposição de algas e de outros organismos vivos. A seguir à espuma vão poder observar a água muito acastanhada por uns dias. A maior avestruz é aquela que enterra a cabeça na merda, e quando a tira pra dizer alguma coisa, já se sabe no que dá..e não, não faço parte das autoridades visadas, tenho por elas o maior dos respeitos, coisa que falta a muita ave rara que por aqui anda..

    ResponderEliminar
  4. É sempre assim e quando lhe dá o vento parece neve

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma