Avançar para o conteúdo principal

Por Terras do Soajo e Peneda

Está a planear viajar pelo Minho? Então aceite esta sugestão. 
Viaje de carro, da Vila do Soajo ao Santuário da Senhora da Peneda. Um percurso tendo como horizonte as serras do Soajo e da Peneda, ambas integrantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). As paisagens são deslumbrantes. 
Pelo caminho, pare para visitar as aldeias antigas que pouco mudaram ao longo dos anos e permanecem longe da vida moderna. 
Destaque para a Vila do Soajo. A sua principal atracção é a Eira comunitária, um conjunto de 24 espigueiros erguidos sobre um terreno rochoso. 
Muito comum, é encontrar garranos e bovinos de raça barrosã e cachena, raças autóctones, a caminharem livremente pelos montes e ao longo da estrada. 
Em plena Serra da Peneda, surge o notável Santuário da Senhora da Peneda. Construído entre finais do século XVIII e meados do século XIX, possui uma escadaria com cerca de 300 metros e 20 capelas. É inspirado no Santuário de Bom de Jesus do Monte em Braga, mas destaca-se pela sua integração paisagística. 
Em qualquer época do ano, é sempre uma boa oportunidade para (re)descobrir a beleza desta área protegida. 
Aqui ficam algumas imagens.

(clique na imagem para ampliar)












MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima: as propostas classificadas nos quatro primeiros lugares

No Passeio das Mordomas da Romaria, em Viana do Castelo, estão patentes as propostas que foram selecionadas no âmbito do Concurso de Conceção da Futura Ponte Pedonal sobre o rio Lima, destacando-se a vencedora, “Regata”. Neste concurso público internacional foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, tendo sido selecionadas quatro, que agora estão expostas ao público (ver imagens em baixo).

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Que se passa com a piscina de marés da Praia Norte?

Há duas piscinas na Praia Norte, em Viana do Castelo, cujas águas se renovam com as respectivas marés. Na preia-mar a piscina enche, na baixa-mar, a piscina conserva a água no seu interior. Construídas no meio das rochas nos anos 90 do século passado, uma é vocacionada essencialmente para crianças e a outra para adultos. Ambas estiveram vários anos inoperacionais (não retinham as águas aquando da baixa-mar) sendo que, a vocacionada para os mais pequenos foi intervencionada em junho de 2023 e está operacional desde então. A de adultos foi há poucos meses recuperada mas, presentemente, na baixa-mar, a piscina conserva pouca água no seu interior. 📸 28 maio 2026 | Olhar Viana do Castelo

É JÁ SÁBADO: Apresentação do Cartaz da Romaria d'Agonia 2026

O segredo está prestes a ser revelado. Será no próximo sábado, 30 de maio, às 10h00, na Praça da República, em Viana do Castelo. Considerada a maior romaria de Portugal, a edição deste ano da Romaria d’Agonia decorre de 15 a 23 de agosto. 📸 cartaz romaria d’Agonia 2025