Avançar para o conteúdo principal

Ribeira de Viana vive tradicional Queima do Judas

No próximo dia 26, sábado de Aleluia, volta a cumprir-se a tradição na cidade de Viana do Castelo com a "Queima do Judas”. Acontecerá às 12h00, no Campo do Castelo, na Ribeira de Viana do Castelo, depois de lido o respetivo testamento (onde impera a sátira e a crítica popular a figuras da vida citadina e nacional). 
Antes, pelas 11H00, sairá da Estação da CP, o desfile que percorrerá várias ruas da cidade, sendo o Judas transportado em ombros numa padiola, acompanhado por quatro mulheres vestidas de preto (as carpideiras) e os Bombos. 
Esta tradição pascal de carácter popular, que há muitos anos se realiza na então designada freguesia de Monserrate, em Viana do Castelo e que sempre desperta muita curiosidade, simboliza a morte de Judas Iscariote, o apóstolo de Jesus Cristo que o entregou aos romanos por trinta moedas.

(clique na imagem para ampliar)


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo