Avançar para o conteúdo principal

Agenda | Para ver em Viana


Três sugestões de espetáculos para você ver neste mês de abril, em Viana do Castelo.

Teatro Sá de Miranda recebe Hotel Transylvania - Danças Urbanas (09.04) 
“Urban Creation”, de Renata Guisantes, promove no dia 09 de abril o espetáculo Hotel Transylvania - Danças Urbanas, a realizar no Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo, às 21h30. Este espetáculo tem um cariz solidário, pois metade da bilheteira reverte a favor da APPACDM. 

XVI LETHES 2016: o Festival de Tunas no Centro Cultural (09.04) 
Realiza-se no sábado, 9 de abril, às 22h00, terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo. É lá que vai decorrer a 16ª edição do LETHES – Festival de Tunas Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa organizada pela Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 
Do cartaz deste ano, constam a TUM - Tuna Universitária do Minho; Tuna de Engenharia da Universidade do Porto - TEUP; ANTUNiA - Tuna de Ciências e Tecnologia da Univ. Nova de Lisboa; Estudantina Universitária de Lisboa (EUL); TMUC - Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra e TUnice - Tuna Feminina do IPVC. 

Canções de Abril (25.04) 
Promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, vai realizar-se no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 18h00, do dia 25 de abril de 2016 o espetáculo “Canções de Abril”. Neste espetáculo vão participar a Orquestra Filarmónica de Braga, Grupo Canto Daqui, Coro de Pais do Conservatório Gulbenkian de Braga e o Coral Polifónico de Viana do Castelo. 
Os bilhetes têm o preço de 5€ e estão à venda no Teatro Municipal de Viana do Castelo.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Loja da Fábrica da Louça Regional de Viana volta a abrir este fim de semana

Desde junho de 2026, que centenas de pessoas já passaram pela loja da Fábrica da Louça Regional de Viana, situada na Rua da Fábrica, Meadela, Viana do Castelo, para adquirir peças desta emblemática louça. Recorde-se que esta fábrica encerrou e deixou de produzir desde 2006, tendo em stock ainda cerca de um milhão de peças que os atuais proprietários estão a tentar vender. Para o efeito, desde junho deste ano que abrem a loja um fim de semana por mês, até esgotar o stock. Este fim de semana, volta a abrir portas este sábado, dia 3, das 14h00 às 19h00 e no domingo, dia 4, das 10h00 às 13h00. Aproveite o fim de semana e passe por lá!  📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos. Reconhece estes lugares?

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Estas fotografias antigas de Viana do Castelo mostram-nos como eram as ruas e as vistas de algumas zonas da cidade. A cidade transformou-se, cresceu, ganhou novos contornos. Consegue encontrar as diferenças? 

Igreja de S.Domingos em obras de conservação

Na igreja de S.Domingos, em Viana do Castelo, prosseguem as obras que visam a reabilitação do exterior nomeadamente, a substituição da cobertura e caixilharia do monumento. A intervenção na torre sineira está concluída. Este importante edifício religioso da cidade de Viana do Castelo, classificado como Monumento Nacional, foi mandado construir por São Bartolomeu dos Mártires, no século XVI. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Sabia que…?

Nas traseiras dos Antigos Paços do Concelho (Praça da República) existiu um edifício mandado construir por Manoel Mexia Galvão, no ano de 1698, e demolido por altura dos anos 50 do século XX? Fotografia mais recente, setembro 2026 | @olharvianadocastelo

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...