Avançar para o conteúdo principal

Prémio Estação Imagem 2016: os vencedores


A reportagem Talibés, Escravos dos Tempos Modernos do fotojornalista português Mário Cruz foi o vencedor do Prémio Estação Imagem 2016.
O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, destina-se a premiar reportagens dos fotógrafos portugueses, dos PALOP e da Galiza, ou feitas nestes territórios por fotojornalistas estrangeiros.
Conheça os vencedores de todas as categorias deste importante Prémio que se realiza pelo 2º ano consecutivo na cidade de Viana do Castelo:

PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2016
TALIBÉS, ESCRAVOS CONTEMPORÂNEOS
MÁRIO CRUZ


PRÉMIO FOTOGRAFIA DO ANO
O MAPA DOS REFUGIADOS
GABRIEL TIZON


PRÉMIO NOROESTE PENINSULAR
DOURO LESTE
LEONEL DE CASTRO


PRÉMIO NOTÍCIAS 
QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR
JOSÉ CARLOS CARVALHO


PRÉMIO ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS 
DUAS VIDAS NUMA SÓ
NUNO FOX


PRÉMIO VIDA QUOTIDIANA 
O INVERNO É UMA CASA ÀS COSTAS
GONÇALO DELGADO


PRÉMIO ARTE E ESPECTÁCULOS 
LAB IN DANÇA
LEONEL DE CASTRO


PRÉMIO AMBIENTE 
ÁGUAS QUENTES
VLAS SOKHIN


PRÉMIO SÉRIE DE RETRATOS 
DUAS FAMÍLIAS: DE CHERNOBYL PARA PORTUGAL
BRUNO COLAÇO


PRÉMIO DESPORTO 
FUTEBOL SEM COMÉRCIO
GABRIEL TIZON


Saiba tudo sobre o Prémio Estação Imagem 2016, clicando AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo