Avançar para o conteúdo principal

Prémio Estação Imagem 2016: os vencedores


A reportagem Talibés, Escravos dos Tempos Modernos do fotojornalista português Mário Cruz foi o vencedor do Prémio Estação Imagem 2016.
O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, destina-se a premiar reportagens dos fotógrafos portugueses, dos PALOP e da Galiza, ou feitas nestes territórios por fotojornalistas estrangeiros.
Conheça os vencedores de todas as categorias deste importante Prémio que se realiza pelo 2º ano consecutivo na cidade de Viana do Castelo:

PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2016
TALIBÉS, ESCRAVOS CONTEMPORÂNEOS
MÁRIO CRUZ


PRÉMIO FOTOGRAFIA DO ANO
O MAPA DOS REFUGIADOS
GABRIEL TIZON


PRÉMIO NOROESTE PENINSULAR
DOURO LESTE
LEONEL DE CASTRO


PRÉMIO NOTÍCIAS 
QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR
JOSÉ CARLOS CARVALHO


PRÉMIO ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS 
DUAS VIDAS NUMA SÓ
NUNO FOX


PRÉMIO VIDA QUOTIDIANA 
O INVERNO É UMA CASA ÀS COSTAS
GONÇALO DELGADO


PRÉMIO ARTE E ESPECTÁCULOS 
LAB IN DANÇA
LEONEL DE CASTRO


PRÉMIO AMBIENTE 
ÁGUAS QUENTES
VLAS SOKHIN


PRÉMIO SÉRIE DE RETRATOS 
DUAS FAMÍLIAS: DE CHERNOBYL PARA PORTUGAL
BRUNO COLAÇO


PRÉMIO DESPORTO 
FUTEBOL SEM COMÉRCIO
GABRIEL TIZON


Saiba tudo sobre o Prémio Estação Imagem 2016, clicando AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

20 de janeiro. Neste dia, em…

1848 - A vila de Viana do Minho era elevada a cidade com o nome de Viana do Castelo. Foi há 178 anos por carta régia de D. Maria II. 2008 - Era inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Está localizada junto ao rio Lima. 2016 - Uma nova rua nasce no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Construída de raiz, a nova artéria liga a rua Pedro Homem de Mello à rua da Bandeira, em frente ao edifício do antigo Governo Civil. O novo arruamento recebe o nome do arquiteto José Fernandes Martins, autor de diversos edifícios da cidade como a Fábrica de Chocolate Avianense ou a Vila Rosa. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

 As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados de desastres”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo