Avançar para o conteúdo principal

Prémio Estação Imagem 2016: os vencedores


A reportagem Talibés, Escravos dos Tempos Modernos do fotojornalista português Mário Cruz foi o vencedor do Prémio Estação Imagem 2016.
O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, destina-se a premiar reportagens dos fotógrafos portugueses, dos PALOP e da Galiza, ou feitas nestes territórios por fotojornalistas estrangeiros.
Conheça os vencedores de todas as categorias deste importante Prémio que se realiza pelo 2º ano consecutivo na cidade de Viana do Castelo:

PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2016
TALIBÉS, ESCRAVOS CONTEMPORÂNEOS
MÁRIO CRUZ


PRÉMIO FOTOGRAFIA DO ANO
O MAPA DOS REFUGIADOS
GABRIEL TIZON


PRÉMIO NOROESTE PENINSULAR
DOURO LESTE
LEONEL DE CASTRO


PRÉMIO NOTÍCIAS 
QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR
JOSÉ CARLOS CARVALHO


PRÉMIO ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS 
DUAS VIDAS NUMA SÓ
NUNO FOX


PRÉMIO VIDA QUOTIDIANA 
O INVERNO É UMA CASA ÀS COSTAS
GONÇALO DELGADO


PRÉMIO ARTE E ESPECTÁCULOS 
LAB IN DANÇA
LEONEL DE CASTRO


PRÉMIO AMBIENTE 
ÁGUAS QUENTES
VLAS SOKHIN


PRÉMIO SÉRIE DE RETRATOS 
DUAS FAMÍLIAS: DE CHERNOBYL PARA PORTUGAL
BRUNO COLAÇO


PRÉMIO DESPORTO 
FUTEBOL SEM COMÉRCIO
GABRIEL TIZON


Saiba tudo sobre o Prémio Estação Imagem 2016, clicando AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Igreja da Ordem Terceira e Igreja de Santo António

Frontarias da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída no século XVIII e da Igreja de Santo António, construída no século XVII, situadas junto à Av. 25 de Abril, em Viana do Castelo.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Andando pela cidade…

📸 13 novembro 2025 | @olharvianadocastelo