Avançar para o conteúdo principal

Prémio Estação Imagem 2016: os vencedores


A reportagem Talibés, Escravos dos Tempos Modernos do fotojornalista português Mário Cruz foi o vencedor do Prémio Estação Imagem 2016.
O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, destina-se a premiar reportagens dos fotógrafos portugueses, dos PALOP e da Galiza, ou feitas nestes territórios por fotojornalistas estrangeiros.
Conheça os vencedores de todas as categorias deste importante Prémio que se realiza pelo 2º ano consecutivo na cidade de Viana do Castelo:

PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2016
TALIBÉS, ESCRAVOS CONTEMPORÂNEOS
MÁRIO CRUZ


PRÉMIO FOTOGRAFIA DO ANO
O MAPA DOS REFUGIADOS
GABRIEL TIZON


PRÉMIO NOROESTE PENINSULAR
DOURO LESTE
LEONEL DE CASTRO


PRÉMIO NOTÍCIAS 
QUEM RI POR ÚLTIMO RI MELHOR
JOSÉ CARLOS CARVALHO


PRÉMIO ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS 
DUAS VIDAS NUMA SÓ
NUNO FOX


PRÉMIO VIDA QUOTIDIANA 
O INVERNO É UMA CASA ÀS COSTAS
GONÇALO DELGADO


PRÉMIO ARTE E ESPECTÁCULOS 
LAB IN DANÇA
LEONEL DE CASTRO


PRÉMIO AMBIENTE 
ÁGUAS QUENTES
VLAS SOKHIN


PRÉMIO SÉRIE DE RETRATOS 
DUAS FAMÍLIAS: DE CHERNOBYL PARA PORTUGAL
BRUNO COLAÇO


PRÉMIO DESPORTO 
FUTEBOL SEM COMÉRCIO
GABRIEL TIZON


Saiba tudo sobre o Prémio Estação Imagem 2016, clicando AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Hoje é dia mundial do beijo

Beijar é um ato comum em várias sociedades como forma de demonstração de amor, gratidão, carinho, amizade… sem precisar de palavras. Já beijou alguém hoje? Viana é Amor. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

O segundo espaço verde mais antigo da cidade

Criado em 1888, de forma triangular com 5.500m2 Jardim D. Fernando  Praça General Barbosa Monserrate, Viana do Castelo 📸 14 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.