Avançar para o conteúdo principal

Quando não havia GPS…


Houve tempos em que não havia o Sistema de Posicionamento Global (GPS), para orientar as pessoas nos trajectos que faziam a pé ou em automóveis. Por isso, era muito frequente usar mapas ou em alternativa pedir informações. 
O mapa turístico que a fotografia documenta era, na altura, uma preciosa ajuda para quem nos visitava e queria ver os sítios mais importantes do centro urbano de Viana do Castelo. 
Encontra-se na entrada norte da cidade, fixo a uma parede de um posto de transformação da EDP, junto à Somartis. Tem seguramente mais de 50 anos, pois nele estão indicadas ruas com nomes de pessoas vinculadas ao regime antes do 25 de abril, mas que entretanto foram rebatizadas. 
Presentemente está a ser alvo de restauro da pintura, o que é de enaltecer, pois há que preservar estas memórias.

Comentários

  1. Não sei quem és, mas quero-te agradecer imenso por este Blog.

    Estou a viver em Londres e leio sempre o teu blog (a partir da feed RSS). Obrigado por me dares a conhecer mais da nossa cidade que adoramos. Sempre que vejo os novos posts, so penso em regressar.

    Continua com este excelente trabalho! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo, manhã de 16 março 2023, com tempo nublado e períodos de chuva.

Torre da Roqueta

A Torre da Roqueta, no castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, foi construída para defesa da entrada da barra nos princípios do século XVI. Desempenhou funções de vigia permanente das águas do Atlântico e do rio Lima, sendo ao longo dos tempos também utilizada como prisão e estação meteorológica. Considerada insuficiente, a Torre da Roqueta foi ampliada em fortaleza por D. Sebastião e, depois, por D. Filipe I, dando origem à atual fortaleza (mais conhecida por castelo) de Santiago da Barra. São muitos os vianenses e turistas que a visitam. Para proporcionar uma maior segurança, existe numa das laterais das escadas que dão acesso ao cimo da referida torre, um corrimão que serve de apoio para descer ou subir as escadas. Acontece que esse corrimão, feito em ferro, encontra-se bastante deteriorado (frágil, enferrujado e falta corrimão em parte). Para evitar acidentes, é urgente que seja mantido em bom estado de conservação.

Viana Granfondo 2023

Foram 1700 os atletas à partida do Viana Granfondo Europcar 2023, que se realizou hoje, 19 de março. A prova teve uma distância de 131km na versão Granfondo. Houve também duas distâncias mais curtas, uma denominada Mediofondo, com a extensão de 84km, e o Minifondo, com 62km. Os percursos, com partida e chegada à cidade de Viana do Castelo, compreenderam passagens por concelhos como Ponte de Lima, Paredes de Coura ou Caminha Os vencedores em femininos e masculinos nas três distâncias: ISABELLA HERVEY | Vencedora Granfondo GONÇALO FREITAS | Vencedor Granfondo MARLENE SEARA | Vencedora Mediofondo PEDRO PINHEIRO | Vencedor Mediofondo JOANA FERREIRA | Vencedora Minifondo JORGE SALGADO | Vencedor Minifondo

A mirar Viana do Castelo

Miradouros do monte de Santa Luzia.