Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo recebe o Prémio Estação Imagem 2016


O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, vai decorrer em Viana do Castelo, de 13 a 17 de abril. Único na Península Ibérica dedicado ao trabalho fotojornalístico, já vai na 7ª edição e destina-se a premiar reportagens dos fotógrafos portugueses, dos PALOP e da Galiza, ou feitas nestes territórios por fotojornalistas estrangeiros. 
O júri internacional será presidido por Aidan Sullivan, vice-presidente da Getty Images e presidente do júri do World Press Photo 2012. O grupo de jurados integra ainda João Silva, fotojornalista do The New York Times; Cheryl Newman, directora de fotografia da revista Telegraph Magazine; e LaurenT Rebous director de fotografia da Associated Press para a França e a África do Norte. 
A edição deste ano terá oito categorias, em vez de sete, com a introdução da categoria Fotografia do Ano. 
A cerimónia para o anúncio e entrega de prémios aos vencedores do concurso ESTAÇÃO IMAGEM 2016 VIANA DO CASTELO decorre na manhã de sábado, dia 16 de Abril, no Teatro Municipal Sá de Miranda. 
Fazendo parte da programação paralela, no dia 16 é inaugurada a exposição “Filigrana – A tradição ainda é o que era”, de António Pedro Santos, vencedor da Bolsa 2015, no espaço dos antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo. 
Exposições, filmes documentais, projecções de slideshows e um mercado do livro de fotografia, compõem a lista de iniciativas a decorrer entre 13 e 17 de Abril.

Clique AQUI e consulte o programa específico.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Viana do Castelo com e sem o Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Estas duas imagens não foram manipuladas, são mesmo reais. Já se percebe a mudança na paisagem. Saiu de cena o edifício de 13 andares.

Viana do Castelo volta a viajar no tempo até à época medieval

A Feira Medieval de Viana do Castelo vai voltar às ruas do centro histórico da cidade de 17 a 19 de junho, após a interrupção de dois anos devido à pandemia. A Feira vai contar com um diversificado programa de animação e com a presença de artesãos e restauração. DO PROGRAMA DE ANIMAÇÃO CONSTA NOMEADAMENTE: ANIMAÇÃO ITINERANTE | CORO MEDIEVAL | ESPETÁCULO DE ABERTURA | ESPETÁCULO DE FOGO | CORTEJO DO SÉQUITO REAL | DANÇAS MEDIEVAIS | MÚSICA MEDIEVAL | MARIONETAS | JOGO DO PAU | DEMONSTRAÇÃO  DE VOO LIVRE | BANDA DE GAITEIROS | OUTORGA DO FORAL | OS GUARDAS REAIS | OFICINA DE TIARAS DE FLORES    | JOGOS MEDIEVAIS Consulte a programação completa do evento, com o local e horário de cada animação, clicando AQUI : 

Canhão do século XVIII roubado do interior da Fortaleza de Valença

Um canhão do reinado de D. João V, do século XVIII, pertencente ao Arsenal Real do Exército, foi roubado na madrugada de hoje do baluarte do Socorro, junto à pousada de S. Teotónio, no interior da fortaleza de Valença. Em comunicado enviado às redações, a autarquia da segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, adiantou “tratar-se de um magnífico exemplar de armamento bélico, que estava exposto no Baluarte do Socorro, no interior da Fortaleza de Valença”. “Ao que tudo indica, o canhão foi arremessado muralha abaixo, para um patamar intermédio, e novamente atirado para o fosso da fortaleza, onde terá sido recolhido e transportado. Este é um roubo que abrange o património móvel nacional existente na fortaleza de Valença”, refere a nota. A Câmara de Valença “participou a ocorrência à GNR sendo que foi acionada, de imediato, a Polícia Judiciária (PJ) que já esteve no local a recolher provas”. O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira manifestou-se “profundame

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.