Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo recebe o Prémio Estação Imagem 2016


O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, vai decorrer em Viana do Castelo, de 13 a 17 de abril. Único na Península Ibérica dedicado ao trabalho fotojornalístico, já vai na 7ª edição e destina-se a premiar reportagens dos fotógrafos portugueses, dos PALOP e da Galiza, ou feitas nestes territórios por fotojornalistas estrangeiros. 
O júri internacional será presidido por Aidan Sullivan, vice-presidente da Getty Images e presidente do júri do World Press Photo 2012. O grupo de jurados integra ainda João Silva, fotojornalista do The New York Times; Cheryl Newman, directora de fotografia da revista Telegraph Magazine; e LaurenT Rebous director de fotografia da Associated Press para a França e a África do Norte. 
A edição deste ano terá oito categorias, em vez de sete, com a introdução da categoria Fotografia do Ano. 
A cerimónia para o anúncio e entrega de prémios aos vencedores do concurso ESTAÇÃO IMAGEM 2016 VIANA DO CASTELO decorre na manhã de sábado, dia 16 de Abril, no Teatro Municipal Sá de Miranda. 
Fazendo parte da programação paralela, no dia 16 é inaugurada a exposição “Filigrana – A tradição ainda é o que era”, de António Pedro Santos, vencedor da Bolsa 2015, no espaço dos antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo. 
Exposições, filmes documentais, projecções de slideshows e um mercado do livro de fotografia, compõem a lista de iniciativas a decorrer entre 13 e 17 de Abril.

Clique AQUI e consulte o programa específico.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.